quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cultura: Cidades reivindicam mais recursos do Estado

Notícia publicada na edição de 07/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno C

José Antônio Rosa
 
Encontro com o responsável pela área de Fomento e Difusão de Produção, André Sturm, mostra anseios da região na cultura






 
Quase 30 dirigentes culturais de municípios da região (e de fora dela também), com uma agenda de projetos e ações e um ponto em comum: a demanda de todos os participantes por melhor atendimento e mais recursos do governo do Estado. Essa foi a tônica do encontro regional organizado ontem em Sorocaba pela Secretaria de Estado da Cultura, dentro da filosofia de interiorizar a atuação da Pasta. A iniciativa, informou o responsável pela área de Fomento e Difusão de Produção, André Sturm, teve como objetivo divulgar aos gestores os planos da Secretaria para 2011, além de servir também de espaço para que todos opinassem, sugerissem e criticassem.

 
Entre tantos empreendimentos, a Pasta anunciou que deverá, este ano, adotar programas nos segmentos de preservação do patrimônio museológico, biblioteca e leitura e estimular ainda mais a formação cultural.

 
Pontualmente, foram listadas ações como a que contempla o repasse de verba para reformas e melhorias da parte técnica de teatros e espaços onde sejam realizados espetáculos. O dinheiro, destacou Sturm, será utilizado no conserto e aprimoramento de equipamentos de luz e som.

 
Também serão adquiridos, e doados aos municípios que ainda não disponham, kits para montagem de cine-clubes. Na prática, a Secretaria da Cultura irá comprar telões, DVDs e aparelhagem de som que serão usados para exibir filmes produzidos com recursos levantados por leis estaduais de incentivo e outros títulos estrangeiros. Cada cidade deverá dispor de uma "dvdteca", com um acervo de produções para apresentar.

 
Sturm também anunciou que, "no mínimo", 20% dos recursos do Proac (Programa de Ação Cultural) atenderão projetos encaminhados por cidades do interior. O aumento da cota foi comemorado pela assistência.


A reunião de ontem foi a terceira de um total de quatro que ocorrerão. A última delas acontece hoje em Americana. Sturm avaliou que o saldo dos debates tem sido positivo, até pelo nível de engajamento das lideranças.

 
Demandas
Aberto a dirigentes, o encontro reuniu secretários da cultura de cidades como Arandu, Jundiaí, Itatiba, Itu, Pilar do Sul, São Roque, Votorantim, Itu, e Guapiara, entre outras. Curiosamente, nenhum representante da classe artística marcou presença no evento.

A lista de reivindicações foi aberta por Pilar do Sul, que já se candidatou a receber um kit para a instalação de cine-clube. Itatiba pretende receber aparelhos para dotar de estrutura um auditório.

 
Foi de Itararé, cidade do sudoeste paulista, na divisa com o Estado do Paraná, a intervenção mais contundente. O secretário da Cultura, Wagner Ramos, lembrou que aguarda há pelo menos dois anos para ver aprovada verba que pretende investir na reforma de um museu existente no município. Argumentou que cumpriu as etapas solicitadas, realizou todos os estudos, juntou documentos, laudos, pareceres e não teve a reivindicação atendida. A cidade espera, ainda, ajuda para implantar uma biblioteca. "O sudoeste paulista está esquecido. O dinheiro vem até Itapeva, e ali fica. Nós, temos de esperar".

Já o secretário da Cultura de Votorantim, Clayton Leme, questionou os coordenadores sobre a execução das políticas públicas do setor. Quis saber, precisamente, sobre a formação do Conselho e do Plano Estadual de Cultura. "Não podemos depender dessa prática assistencialista, de petição. O ideal seria enxergar mais longe, buscar sinergia entre as esferas de governo", argumentou.

 
A coordenadora do setor de Preservação do Patrimônio Museológico, Claudinéli Ramos, respondeu que os pedidos serão analisados e lembrou ao representante de Itararé que no momento é realizado um levantamento dos museus existentes no Estado de São Paulo. São 415 ao todo, dos quais 37 administrados pelo poder público. Cinco deles já foram catalogados. André Sturm considerou naturais as reclamações. "O espaço serviu exatamente para que conhecêssemos mais de perto a realidade regional".
Anfitrião do encontro, o secretário Anderson Santos, não encaminhou nenhuma demanda ao governo estadual. Disse que o encontro atendeu às expectativas, principalmente no que se refere ao encaminhamento de tantas demandas. "Todos os gestores culturais enfrentam problemas, mas o que conta é discutir e propor alternativas para solucioná-los".

Quase 30 dirigentes culturais de municípios da região (e de fora dela também) participaram -
Por: ERICK PINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim