terça-feira, 5 de abril de 2011

SAAE DE VOTORANTIM - Projeto de concessão será votado na próxima semana

Notícia publicada na edição de 05/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A

Samira Galli
Na sessão de ontem na Câmara os protestos continuaram -
Por: Fábio Rogério




O projeto de lei que prevê a concessão dos serviços de abastecimento de água, tratamento de esgoto e destinação final do lixo para a iniciativa privada será votado na sessão da semana que vem na Câmara Municipal de Votorantim. A questão novamente gerou protestos na sessão de ontem do Legislativo e motivou um embate político-partidário entre os manifestantes. Devido às exaltações, a sessão precisou ser suspensa por alguns minutos e alguns manifestantes foram retirados do plenário, inclusive com intervenção de segurança do local. Foi necessária ainda a presença da Polícia Militar na porta da Câmara para conter a confusão.

 
Os ataques partidários foram registrados tanto em cartazes quanto verbalmente. Filiados aos partidos da oposição (PSDB) e da situação (PT), além de pessoas ligadas à administração municipal, trocavam ofensas verbais durante a sessão. Já os cartazes se referiam novamente à concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) como venda de patrimônio público. Por outro lado, havia os que acusavam o PSDB em ser "especialista em vender patrimônio público".

O líder do governo na Câmara, Chico Amorim (PT) afirmou ser favorável à discussão, mas não da forma como está sendo feita, que não considera "verdadeira". "A discussão não está sendo sobre o projeto, virou uma discussão partidária", afirmou. Ele defendeu o projeto de lei como a única alternativa da administração municipal para o desenvolvimento da cidade e afirmou que não haverá ônus à população. "O que a gente vai fazer? Parar o progresso do município, o crescimento da cidade? Além disso, a empresa não terá autonomia para aumentar os valores. Quem irá controlar o custo da tarifa será o poder público, através da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Votorantim (Agerv)", destacou.

 
Líder da oposição, a vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) reiterou o discurso contra a concessão da autarquia à iniciativa privada e afirmou que a discussão surgiu dos próprios populares e não do partido. "Nós estamos tentando explicar o projeto para a população e as manifestações estão surgindo na cidade toda", ressaltou. E completou: "Dá para realizar o desenvolvimento da cidade sem fazer a concessão. Um exemplo é a cidade de Sorocaba, que está crescendo cada vez mais sem precisar discutir isso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim