Notícia publicada na edição de 06/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 011 do caderno A
Três dos 11 parlamentares de Votorantim confirmaram presença em viagem programada para esta sexta-feira à cidade de Limeira, a fim de conhecer o funcionamento e analisar os aspectos referentes à agência reguladora de águas do município. Os vereadores Pedro Nunes Filho (PDT), o presidente da Câmara, Marcos Antônio Alves (PT) e o líder do governo na Câmara, Chico Amorim (PT), serão os únicos que viajarão à cidade para conhecer o modelo da agência. Na semana passada, os mesmos parlamentares, além da vereadora Solange de Oliveira Pedroso (PMDB) visitaram Itu para compreender todas as questões que envolvem o projeto de lei do Executivo que prevê a concessão dos serviços de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para a iniciativa privada
Em Itu, os vereadores foram acompanhados pelo próprio prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) e do superintendente do Saae, Rubens Mesadri, além de procuradores jurídicos da Câmara. O presidente da Câmara já declarou que não é contra a iniciativa, mas observou que os vereadores precisam de um conhecimento mais amplo sobre as atividades envolvidas no projeto antes da votação, que acontece na sessão da próxima segunda-feira. Apesar de enumerar as dificuldades de Itu como divergentes das de Votorantim, o vereador afirmou que a visita foi importante para conhecer todas as fases do processo. "Itu tinha falta d"água, coisa que não temos. O nosso problema é de estrutura, tanto financeira quanto de tecnologia maquinária. Na verdade, cada cidade é um caso. Não tem como a gente comparar, mas tem como ter noção do que poderá ser implantado no nosso município", destacou Marcos.
O vereador Chico Amorim também comentou a situação de Itu como diferente da de Votorantim. "O problema era parecido, mas as situações diferentes", disse. Para os vereadores, apesar de ser uma experiência nova, a concessão é uma alternativa que muitas cidades têm praticado por necessidade, devido ao Saae não ter a capacidade de investimento necessária, de acordo com eles.
A líder da oposição, vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB), afirmou que não foi a Itu por ter levantado os dados da cidade anteriormente e afirmou que aquele município não pode ser tomado como modelo. "Os municípios são completamente diferentes. A nossa cidade nunca foi manchete de falta d"água", disse. E alfinetou, enumerando uma série de outras cidades onde, segundo ela, o sistema de concessão não está funcionando de acordo com o previsto. "Exemplo de agências reguladoras que não estão dando certo nós temos em Guaratinguetá, Mirassol e muitas outras cidades. Temos que levar em conta isso também", enfatizou.
O vereador Bruno Martins de Almeida (PSDB) também não visitou Itu e afirmou que não irá a Limeira por uma questão de ideologia. "Como a gente (PSDB) já se posicionou contra, não iremos participar de iniciativas para concretizar o projeto", ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.