terça-feira, 17 de maio de 2011

Câmara recebe projeto de Prevenção e Controle de Diabetes

 

A Câmara recebeu nesta segunda-feira (16) o Projeto de Lei nº 025/11, Programa de Prevenção e Controle de Diabetes nas crianças e adolescentes matriculados nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal, de autoria do vereador Heber de Almeida Martins (PDT).

 

Os índices são preocupantes e o projeto visa diagnosticar precocemente a doença e começar o tratamento, ainda na fase de crescimento, evitando-se com isso, problemas de saúde no futuro e gastos com tratamento na fase adulta. O portador não adota os procedimentos e tratamentos adequados pela falta de conhecimento referente à doença, e este programa tem por objetivo promover este conhecimento, assim, evitará ou diminuirá as inúmeras e graves complicações.

Entre outros detalhes do projeto de lei, além de prever a detecção do problema, também estabelecerá diretrizes e atenção ao aluno com problemas de saúde e, em especial, ao aluno com diabetes. O Poder Executivo realizará exames na população escolar matriculada na rede municipal de ensino público e nas creches municipais para detecção de diabetes e a merenda escolar distribuída nas unidades da rede municipal de ensino público, oferecerá opção dietética adequada às condições especiais de crianças portadoras de diabetes. Por meio de nutricionista capacitado será desenvolvida a elaboração dos cardápios, em conjunto com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e a prática de atividades físicas será aplicada de acordo com as necessidades e peculiaridades especiais.

O tema deverá ser abordado em reuniões de Associações de Pais e Mestres ou especialmente convocada para disseminar as informações a respeito da doença, seus sintomas e gravidade, modos de identificação da hipoglicemia e a importância dos exercícios físicos e da reeducação alimentar na prevenção de complicações decorrentes da mesma, entre outras.

O teste para identificação de indivíduos com suspeita de diabetes é bastante simples, bastando apenas uma gotinha de sangue, que é depositada sobre uma fita reagente. A leitura da glicemia é feita em um aparelho portátil, conhecido como glicosímetro, sendo que o custo de cada teste varia em torno de um dólar.

 

Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim