terça-feira, 10 de maio de 2011

MARCHA - Três prefeitos seguem para Brasília cobrar mais recursos

Notícia publicada na edição de 10/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A


Apenas três prefeitos da região de Sorocaba, todos do Partido dos Trabalhadores (PT), devem participar da Marcha em Defesa dos Municípios, que começa hoje e vai até quinta-feira, em Brasília. A novidade do encontro deste ano, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), será a forma em que a presidente Dilma Rousseff (PT) irá trabalhar a questão do relacionamento entre os municípios e a União, principalmente no tocante as reivindicações.


 
Um dos prefeitos será Geremias Ribeiro Pinto (PT), de Piedade. Além de participar das atividades promovidas no evento, ele adiantou que visitará vários ministérios para solicitar liberação de recursos. "Vou solicitar a liberação da verba para a construção da creche do bairro dos Oliveiras", afirmou.
O prefeito de Piedade também vai até o Ministério das Cidades, para pedir recursos para infraestrutura, além dos Ministérios do Turismo, Educação e Saúde. "Agora, o município tem mais de 52 mil habitantes e pode ser beneficiado com mais recursos através do PAC 2."

Outro presente no encontro será o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT). Ele embarcou ontem, e devido sua agenda, não ficará até quinta-feira. Segundo ele, o objetivo da Marcha dos Prefeitos é tratar questões mais abrangentes, como por exemplo: a Emenda 29, que destina mais recursos aos municípios para área de saúde; a divisão dos royalties do petróleo para os municípios e a reforma tributária.
Por outro lado, explicou que vai aproveitar à viagem para conversar diretamente com secretários, deputados e ministros, que geralmente estão disponíveis e abertos aos municípios neste encontro. Segundo ele, uma das suas tentativas será na ampliação do ensino a distância em Votorantim, com a chegada de mais polos. "É uma troca de experiência, justamente para estreitar a relação entre os municípios e da União. Abre-se um canal para discussão e ficamos sabendo de programas do Governo Federal, em todas às áreas. Acho que toda cidade tem que ter sua representatividade no encontro, só que neste caso acho importante a participação do prefeito", destacou.

 
O prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei (PT), destacou que sua ida à Brasília tem como objetivo somar a outros em busca de demandas coletivas, entre as quais a de pleitear o aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Também estamos lutando para redução da carga tributária e da liberação dos restos à pagar emprenhados nos municípios", ressaltou.

 
O prefeito informou ainda que também pretende visitar o Ministérios dos Esportes para tentar intermediar a liberação de recursos visando à conclusão de seu estádio municipal. Já o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), indicou que devido a vários compromissos, já assumidos, não participará da 14ª Marcha dos Prefeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim