domingo, 8 de maio de 2011

Projeto desloca aula para o teatro

Notícia publicada na edição de 08/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno C
Maíra Fernandes
"Ouvir para Crescer" terá a participação de cerca de 2 mil alunos da rede estadual e do núcleo de música oferecido pelo município
Quatrocentos estudantes das escolas Antonieta Ferrarese, Armando Rizzo e Alice Rolim de Moura Holtz participam da apresentação - Por: Fábio Rogério
Troque a clássica sala de aula por um teatro e os professores por atores e músicos. Pode até parecer um show, e de fato, é. Mas também é uma aula. Essa é a proposta do projeto "Ouvir para Crescer", que começou na última terça-feira, em Votorantim, e terá a participação de cerca de 2 mil alunos da rede estadual de ensino e dos alunos que participam do núcleo de música oferecido pelo governo municipal. O projeto, desenvolvido pela Sociedade de Cultura Artística em parceria com a RVA Cultural e que conta com o apoio do Instituto Votorantim, faz parte de uma parceria da Prefeitura de Votorantim com a Diretoria Regional de Ensino.

Os espetáculos, com um leve toque pedagógico, são bastante interativos e buscam sensibilizar o ouvinte, fazendo com que ele descubra as fontes de expressão da linguagem musical, desde os elementos básicos até construções harmônicas mais complexas. "A história da música, as características do som, o ritmo, os gêneros e as formações musicais foram alguns dos conceitos passados ao público em uma interação lúdica entre palco e platéia. Concerto a concerto, a principal fonte de inspiração é a experiência auditiva, proporcionando aos espectadores oportunidades de ampliar e aprimorar aptidões para ouvir e fruir esta rica forma de expressão humana que é a música", resume o material de divulgação.

Interação
Na terça-feira, cerca de 400 estudantes das escolas estaduais "Antonieta Ferrarese", "Armando Rizzo" e "Alice Rolim de Moura Holtz", de Votorantim, participaram do projeto e assistiram ao espetáculo "O Tempo na Música: Pulso", o primeiro dentro do projeto, que reúne outras sete apresentações e coloca o público diante do mundo da música. Com apresentação do grupo "João Cuca e Rafael Pimenta Show", o espetáculo contou com o Trio das Terças, formado pelos atores Paulo Oliveira Bailarinos, Sérgio Rocha e Agnaldo Bueno.

Os ritmos tradicionais da cultura brasileira que animaram os alunos, de 12 a 14 anos, foram: samba de roda, frevo e o clássico Trenzinho do Caipira, composição de Heitor Villa-Lobos. As músicas seguiam intercaladas por explicações animadas sobre o tempo na música, pulsação, batida e outras características do fazer musical. Para encerrar o primeiro dia, os atores apresentaram um pout-pourri do músico Tim Maia, que animou os jovens. Tanto que ao final, em coro, pediram bis.

Os músicos atenderam ao pedido do público e, mais uma vez, subiram ao palco para dar mais uma aula de som e ritmo, com passos de catira. "Foi muito bom. Aprendi não só a ouvir a música, mas a prestar atenção no pulso da música e no seu ritmo seja ele: lento, moderado ou rápido", disse o estudante Gilcinei Feitosa, 13 anos. A intenção do projeto é que o processo continue na sala de aula. Por isso, os professores recebem um caderno de exercício para serem trabalhados com os alunos.

Cronograma
O projeto prosseguirá até o dia 21 de junho, sendo desenvolvido todas as terças-feiras, no auditório Municipal "Francisco Beranger". O próximo espetáculo será no dia 10 às 14h30, quando será apresentado o espetáculo "O Som: a matéria-prima da música". No dia 17, "O Ritmo: quando o tempo vira arte"; no dia 24, " Melodia e Harmonia: cada nota em seu lugar"; no dia 31, "Gêneros Musicais: música erudita". Na primeira terça-feira de junho, dia 7, será apresentado o espetáculo "Gêneros Musicais: música popular"; no dia 14, "Ópera: a música agregando artes" e, para finalizar, no dia 21, "Grandes Formações: música para ser regida", com participação da Sinfonieta da Cidade de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim