domingo, 15 de maio de 2011

REESTRUTURAÇÃO EM VOTORANTIM - Distritos policiais funcionarão no mesmo prédio

Notícia publicada na edição de 15/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A


A Polícia Civil de Votorantim vai aderir ao programa de reestruturação proposto pelo Estado para aglutinação de unidades policiais dos municípios paulistas. A primeira medida entrará em vigor a partir do dia 1º de junho, com a transferência do 1º Distrito Policial, que atualmente funciona na Vila Gabriel, para o mesmo prédio onde atende hoje o 2º Distrito, no Jardim Paulista.
O delegado titular da Delegacia de Votorantim, Carlos Augusto Marinho Martins, afirma que a junção das duas unidades tem por objetivo melhorar o aproveitamento de pessoal e de materiais da Polícia Civil, visando maior agilidade nos trabalhos de investigação e atendimento à população. Mesmo com a transferência de prédio, o delegado afirma que o 1º DP não será desativado. "Só haverá uma mudança do local de atendimento, com o benefício de que as equipes poderão trabalhar em conjunto", diz.
Em 2010, o 1º DP foi responsável pelo registro de 949 ocorrências relativas as regiões dos bairros Jataí, Capoavinha e Jardim Serrano. No 2º DP, que acumula o maior movimento da cidade, o total de ocorrências registradas no ano passado foi de 1.134 casos. O delegado afirma que atual estrutura do prédio é suficiente para abrigar a equipe de sete funcionários que virá transferida da outra unidade, mas diz que futuramente pretende solicitar à Prefeitura, que é responsável pela locação dos imóveis, um espaço maior.

 lém da aglutinação do 1º e 2º DPs, o programa de reestruturação também prevê a transferência do 3º DP, que atualmente atende no Jardim Icatu, para o mesmo prédio da Delegacia de Polícia. O delegado afirma, no entanto, que essa transferência só será possível após a execução do projeto de reforma das instalações do atual prédio e também da Cadeia Feminina de Votorantim, que ocorrerá após a desativação da unidade prisional. Segundo ele, a previsão é de que o novo presídio feminino, em construção na rodovia SP-79, que liga as cidades de Votorantim e Piedade, seja concluído até outubro, quando será feita a transferência das 192 detentas que estão atualmente no cadeia feminina de Votorantim. "Após a desativação serão designados recursos para a reforma das instalações que permitirá a aglutinação do 3º DP junto à Delegacia."


Descontentamento
A notícia sobre a aglutinação das unidades policiais causou descontentamento da comunidade de Votorantim. O advogado José Roberto Galvão Certo, que atua no município, considera a medida como um retrocesso às conquistas de descentralização da segurança pública ocorrida com as criações dos distritos policiais.
Segundo ele, além de representar maior segurança nos bairros, os distritos facilitam o acesso da população para o registro das ocorrências. "As duas unidade estão em regiões totalmente opostas da cidade, o que certamente dificultará o acesso dos moradores, que têm dificuldade de transporte."
Galvão critica também o estado precário das instalações do 2º DP, que não comportará a vinda da nova equipe e do mobiliário que será transferido da outra unidade. "Como cidadão realmente me sinto indignado com essa mudança, que sequer teve uma consulta ou aviso prévio a comunidade", critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim