sábado, 21 de maio de 2011

Vereadora Fabíola fala sobre encontro com secretário Gomes

Ipanema online

A vereadora Fabíola fala sobre necessidade de ter novo presídio em funcionamento
Ariana Ayres/Ipanema Online

 
O secretario de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, visitou a Câmara dos Vereadores nesta quinta-feira (19), por volta das 9h30, em Votorantim. Em especial, a visita foi realizada para encontro entre o secretário e a vereadora Fabíola Alves da Silva (PSDB). Após o encontro, Gomes inaugurou a Central de Penas e Medidas Alternativas da cidade.

Quanto à inauguração do CPMA, a vereadora disse achar “o programa extremamente interessante porque ele permite que aqueles que foram condenados por delitos leves, cumpram penas alternativas e essa Central estará gerenciando este tipo de trabalho para que estas pessoas possam ter uma segunda chance. Afinal, elas serão punidas, como deve ser feito, entretanto, terão a oportunidade de estar se inserindo de novo na sociedade”.

Ela afirmou que a cadeia feminina da cidade é realmente um problema. “Ela está encravada no centro da cidade, causando muitos problemas, com superlotação, então nós aguardamos muito a inauguração do presídio”, confirmou.

 
Segundo Fabíola, o secretário esteve ontem (19) na obra do novo presídio e disse esperar também que a unidade seja entregue até o final deste ano. De acordo com ela, “segundo a assessoria técnica da secretaria de Administração Penitenciária esteve junto com o secretário vistoriando o local”.

Para a vereadora, o projeto de construção do presídio novo é um projeto moderno, é um modelo novo de penitenciária. “Somos a primeira cidade a receber este novo modelo de unidade prisional, mais moderno. Ele tem espaços diferenciados. Um exemplo disto, é que ele não terá mais aquele aspecto de grades, as janelas continuam seguras, os espaços serão mais definidos, separados com atividades complementares às presidiárias. É um novo conceito mesmo que está sendo instalado”, conta.

Ela divulgou que “Todos os vereadores de Votorantim fizeram um documento, entregue em mãos ao secretário, para que assim que o presídio seja desativado instale-se no local um pólo cultural”, informou.

 
Eleição membro do diretório estadual do PSDB

 
A respeito de sua participação e indicação para fazer parte do Diretório Estadual do PSDB, ela disse ter ficado contente com a indicação. “É uma responsabilidade para nós que estamos empenhados nas eleições municipais, então, minha contribuição é justamente esta, a de estarmos fortalecendo nosso trabalho de base, também fortalecendo nossa região para que possamos aumentar nosso número de vereadores, de prefeitos nas regiões, eleitos pelo nosso partido”, afirmou. Ela conta que as reuniões com o diretório já iniciaram e eles estão “a todo vapor” com o projeto.

Filha do ex-prefeito Irinaldo Alves da Silva, ela fala que o pai é um nome muito forte a candidatura da prefeitura de Votorantim, nas eleições municipais a se realizarem no final de 2012, até por conta de seus 40 anos de carreira política.

Sobre seu papel como oposição ao prefeito Pivetta, Fabíola disse acreditar que “temos obrigação de fazer uma boa oposição, porque a oposição consciente, responsável, contribui muito para que o, então prefeito, realize um bom governo, uma boa oposição tem este papel. E acredito que, nós temos cumprido e temos apoiado aquelas ações que são benéficas à população. Mas temos também marcado a nossa presença fazendo oposição, entretanto, infelizmente, somos apenas três vereadores [pesedebistas] e aí, nas questões de votos quando projetos vão para a Câmara, são três contra oito. Daí fica difícil derrubar projetos que não concordamos”.

Por exemplo, o caso do serviço autônomo de água e esgoto, de abastecimento de água. “O PSDB foi contrário a este projeto e neste caso específico, gerou uma polêmica muito grande por parte da população e nós ficamos aí até constrangidos, porque, no dia esteve a população em peso, pedindo até com cartazes para que os outros vereadores não aprovassem este projeto e infelizmente, a população sequer foi ouvida”, lembrou indignada vereadora.

Para Fabíola, este projeto deveria ao menos ter ficado em suspenso, para que fosse agendada uma audiência pública para consultar os votorantinenses, antes de entrar em pauta na Câmara. “Porém, ele veio em caráter de urgência, foi retirado uma vez e mesmo assim, foi votado. Somos contrários porque o Saae tem superávit, ou seja, dá lucro, há uma estrutura boa em nossa cidade. E o próprio prefeito [Carlos Augusto Pivetta] diz que investiu neste sentido, então, achamos desnecessária a votação para fazer essa concessão”, explica.

 
Edição: Ariana Ayres
Ouça a entrevista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim