quarta-feira, 25 de maio de 2011

Votorantim exibe filme ao ar livre

Notícia publicada na edição de 25/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno C

Os trabalhos do documentarista brasileiro Eduardo Coutinho e o polêmico cineasta dinamarquês Lars Von Trier - que recentemente foi banido de Cannes por declarações a respeito do nazismo - serão apresentados ao público hoje, em Votorantim.

A programação gratuita e aberta ao público terá no período da tarde, às 14h, o filme "Medea", de Lars Von Trier e à noite, às 19h, "Cabra Marcado para Morrer", de Coutinho, dentro do projeto Tela Aberta, do Núcleo de Audiovisual, da Secretaria de Cultura de Votorantim.
No período da tarde, o filme será apresentado dentro da Biblioteca Municipal de Votorantim "Jorge Guilherme Senger", e à noite, a céu aberto, em frente ao local.

Essa atividade, destaca o coordenador do Núcleo, Marcelo Domingues, é resultado de um mês de pesquisa dos alunos que, mensalmente, escolhem um diretor para estudar.

"Fazemos diversas atividades e cada grupo tem o ano todo para estudar o cineasta: sua importância e linguagem. Além da exibição, os alunos falam também sobre o trabalho dos cineastas", conta. Ele explica que, por conta da claridade, a exibição do período da tarde será interna, mas à noite, um telão será instalado na parte de fora da Biblioteca para a população acompanhar o filme.

Discussão estética


O projeto, uma pesquisa da linguagem do cinema desenvolvida por grupos de integrantes do Núcleo Audiovisual de Votorantim, acontecerá toda última quarta-feira do mês, incluindo debate após a projeção. "Mais do que simplesmente exibir filmes, o projeto funciona como um marco, o momento em que os integrantes apresentam a sua extensa pesquisa que fizeram. Também serve como ponto de encontro para discutir a sétima arte", relata Domingues.

Os cineastas foram escolhidos pelos próprios alunos, mediante uma lista de cerca de 40 opções, apresentada por Domingues.
Todos os nomes apontados, reforça o diretor, são de cineastas que causaram alguma ruptura estética na sétima arte.
No próximo mês os cineastas apresentados serão Andrei Tarkovsky, com o filme "O Sacrifício" e o cineasta Theo Angelopoulos, com o filme "A eternidade em um dia".
A Biblioteca Municipal de Votorantim fica na avenida 31 de março, ao lado do Paço Municipal.

 
Sinopse dos filmes

"Medea" (Lars Von Trier, 1987) traça um olhar chocante sobre a mente perturbada de uma mulher desprezada e abandonada. Ela faz o que qualquer pessoa em sã consciência faria se fosse destituída de tudo aquilo que ama. O filme marca a mente do espectador e lhe deixa com um sentimento de como a miséria humana pode se manifestar.

Já "Cabra Marcado para Morrer" (Eduardo Coutinho, 1985) narra a triste realidade da família de um líder sindical, João Pedro Teixeira, morto em 1962. Iniciado e depois interrompido em 1964 pela censura, o filme foi reiniciado em 1981, e acompanha a trajetória da viúva de João Pedro, apontando questões como violência e a problemática agrária no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim