Carla de Campos
Agência BOM DIA
Com as vendas de carros batendo recordes atrás de recordes (há cinco anos Sorocaba ganhava 50 novos carros por dia e a média deste ano está em 83 automóveis por dia) o pneu velho se transforma num inimigo oculto que exige atenção do poder público.
De todos os materiais inservíveis que exigem descarte correto para não prejudicar o meio ambiente, os pneus são considerados os mais exigentes. Começa pelo tempo de decomposição estimado e que ninguém ainda realmente comprovou que chega aos 600 anos. Além disso, a composição dos pneus também pode conter substâncias tóxicas e degradantes que afetam o solo e a água.
Para tirar esses materiais de circulação, a Prefeitura de Sorocaba recolhe cerca de 20 toneladas de pneus por mês, que são repassados a uma empresa especializada na destinação correta do material. Antes de serem retirados pela Reciclanip, os pneus ficam armazenados na empresa Borcol, local que também serve de ecoponto e é referência na tecnologia de regeneração da borracha.
O serviço de recolhimento é realizado por meio de parceria entre a Seção de Controle de Zoonoses, Secretaria da Saúde e Secretaria de Parcerias. O material é recolhido em pontos cadastrados na Zoonoses. As borracharias são as principais geradoras de pneus que já não servem mais para o mercado automotivo.
Saúde pública
Além de serem uma ameaça para o meio ambiente, o acúmulo de pneus também é considerado um grave problema de saúde pública. Toda vez que pneus acumulados ficam expostos às chuvas, o perigos se potencializam. Por facilmente acumularem água eles podem se transformar em criadouros para o mosquito da dengue. Foi durante uma fiscalização do gênero que a prefeitura localizou, em março, centenas de pneus que estavam armazenados em uma borracharia na zona norte da cidade. Foram retirados cinco caminhões do local que já havia sido interditado duas vezes por falta de licença para funcionar.
A secretária de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, lembra que os pneus são materiais que ocupam um grande volume e costumam ser descartados irregularmente em áreas de preservação permanente, próximas aos rios e córregos. “O conceito dos R, como reduzir, reutilizar, reciclar, é sempre a melhor opção nestes casos”, aponta.
Em Votorantim
Desde 2006 existe o Eco Ponto Pneus em Votorantim. No primeiro ano de funcionamento, a coleta foi de 3 mil unidades, mantendo-se constante até 2010. Em 2011, explica o secretário de Meio Ambiente, Elzo Savella, o programa foi reformulado para contemplar outros convênios de destinação dos pneus, desta vez com a empresa Reciclanip.
A proposta também é promover estudos científicos para identificar as fontes geradoras deste tipo de material inservível. “Temos uma frota de 43 mil veículos. As borracharias, por exemplo, representam pelo menos 30% dos que usam o Eco Ponto. Mas há ainda as empresas transportadoras que também usam o serviço”, diz.
Acima de seis unidades, a própria prefeitura retira os pneus. Abaixo deste volume, a orientação é de que eles sejam levados até o Eco Ponto, que funciona na própria secretaria. “Todo dia chegam novos pneus”, afirma.
Facilidade na hora de comprar ajuda a aumentar o volume
As borracharias, como uma das principais fontes geradoras de pneus sem utilidade, são cadastradas pela Prefeitura de Sorocaba e semanalmente passa um caminhão para a retirada do material.
O serviço, aponta o borracheiro Reginaldo Muniz André, é muito importante porque evita o acúmulo de um material que é descartado pelo dono do veículo em seu estabelecimento.
Segundo ele, “geralmente as pessoas trocam os pneus e deixam aqui na borracharia o velho para que possamos dar um fim neles.”
Um pneu é considerado inútil, segundo o borracheiro, quando está rasgado, perde as ranhuras e começa a exibir fios de metal presente em sua composição.
Se bem tratado, um pneu dura cerca de 40 mil quilômetros, segundo o borracheiro e avisa: “Tem de trocar quando chega a hora senão é perigo ao motorista”. E, ele mesmo diz, “agora, com tantas promoções, ficou barato. Todo mundo troca o pneu, a toda hora”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.