Considerada a maior do estado de São Paulo, a festa junina de Votorantim - que está em sua 96ª edição - tem sabores e aromas variados, mas tão tradicionais quanto a própria festa. Para preservar a história e também esses sabores típicos a prefeitura daquela cidade lançou o livro de receitas "Sabor e Aroma da Terra" com vinte pratos tradicionais da festa e que são servidos pelas entidades assistenciais em suas barracas. Para escolher os pratos, foi realizado um concurso em 2010 onde um corpo de jurados - composto de especialistas gastrônomos - selecionou as melhores receitas servidas na festa.
As barracas de comidas típicas, desde as primeiras edições da festa, estão entre as principais atrações do evento e a cada dia, ganha requintes e estrutura para garantir o conforto dos visitantes. Atualmente as entidades montam verdadeiros restaurantes que servem dos tradicionais cuscuz, pastel e canjica ao caldinho de feijão, arroz carreteiro e bolinho caipira. Tem ainda as sopas de cebola, de mandioca, de batata e o famoso creme de mandioquinha, além de parmegiana, lazanha, pastelão, mini-pizza, yakissoba, sanduíche de mortadela, bolinho de frango, batata recheada, risólis, strogonoff, porção de polenta com frango, escondidinho de mandioca com carne seca, lanche de pernil e o tradicional vinho quente e quentão.
Cada prato identificado como especialidade de uma ou outra entidade que mantém cardápios variados para agradar a todo tipo de paladar e servidos confortavelmente em mesinhas dispostas em local coberto para proteger do frio típico dessa época. A renda obtida com a festa vai ajudar a manter os projetos assitenciais e sociais dessas organizações que atendem de famílias carentes a crianças órfãs ou com deficiencias e por conta disso, a cada ano essas entidades procuram melhorar os serviços oferecidos e assim a arrecadação e os recursos. Para isso contam com a ajuda de uma multidão de voluntários que se deslocam diariamente ao recinto da festa (na Praça de Eventos Lecy de Campos) para trabalhar como cozinheiros, garçons, caixa, ajudantes e faxineiros.
Organizada pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) com apoio da Prefeitura de Votorantim, a festa tem como objetivo principal fazer com que as 24 entidades beneficentes participantes angariem fundos para suas causas, mas para os visitantes, a festa é para saborear as delícias oferecidas ali. É claro que há também outros atrativos, como o parque de diversão (o preferido das crianças), os shows, as barracas de jogos como a de pesca, tiro ao alvo e outros que dão prêmios e o espetáculo de fogos de artifício que encerra os festejos, mas não há quem não espere com ansiedade pela época da festa junina para apreciar os sabores típicos que já fazem parte da memória daquele povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.