quarta-feira, 1 de junho de 2011

Show de rock com toque didático

Notícia publicada na edição de 01/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno C

A banda de Sorocaba realiza a turnê com apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) - Por: Divulgação


Show de caráter multimídia, o "Hai Kai - Poesia em Forma de Rock", da banda Hai Kai, será apresentado amanhã, no auditório Francisco Beranger, em Votorantim. O grupo realiza duas sessões (ambas com entrada gratuita): a primeira, às 9h, voltada a alunos da rede pública, já está com a lotação esgotada; a segunda, às 19h, ainda dispõe de alguns ingressos para o público interessado. O projeto foi contemplado em edital do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura, tendo recebido R$ 30 mil para excursionar. A turnê do espetáculo começou no último dia 11 de maio, com apresentações na Sala Palma de Ouro, em Salto, e deveria seguir por Bauru. Problemas de agendamento daquele espaço, no entanto, fizeram com que a banda incluísse Votorantim no roteiro.

 
A inspiração para produzir música com versos de formato tão específico, foi legada às irmãs Tetê, Cacau e Renata Braga pela própria mãe, a professora de Literatura Mônica Taunisses. São dela os poemas incorporados às melodias feitas pelas meninas. Além delas, tocam na formação Lucas Iessi (guitarra) e Guilherme Hoffard (teclados). O show, aliás, tem entre suas propostas a de explicar o diferencial do Hai Kai, que, na concepção clássica (é originário do Japão), utiliza-se de versos com dezessete sílabas e faz referência à natureza.

 
Cacau garante que a abordagem do assunto pelo espetáculo não soa exageradamente didática. "Ao contrário, procuramos a forma mais leve, solta e lúdica para transmitir à plateia o conceito do poema." Veio daí a ideia de incluir na produção outros elementos, como o vídeo e a fotografia. Esta última, representada na exposição de trabalhos de Mariana Beda, não fazia parte do empreendimento originariamente pensado, mas, por conta do que as garotas chamam de "afinidade", acabou se somando a ele.

 
"Hai Kai..." combina o uso de imagens com efeitos de iluminação. A própria banda saiu a campo para fazer as filmagens. São flagrantes do cotidiano, cenas que guardam relação com a poesia. Renata, Tetê e Cacau se interessaram pela chamada "poesia mais sintética" porque também queriam expressar, da mesma forma, sua arte. "O rock é assim: fala-se pouco para contar muito", diz Tetê. Naturais de Brasília, cidade que adquiriu, nos anos 80 e 90, o status de capital nacional do rock, as irmãs têm marcado presença em festivais alternativos desde que se lançaram no mercado. O mais recente deles foi o de Rock Feminino de Rio Claro.

 
A banda foi selecionada entre mais de 400 do Brasil e do exterior que se inscreveram no evento. Musicalmente, o conjunto assume a influência de nomes que fizeram sucesso nos idos de 70, época do chamado rock clássico. O Hai Kai gravou, por enquanto, um demo, mas é conhecida do público graças à música "Casa da Lua", bastante executada em rádios FM. Já se apresentou com Pitty, CPM 22, Capital inicial, Ira!, Detonautas, Magazine e Champignon, entre outros. Além de Votorantim e Salto, a banda já levou o espetáculo a Pardinho. As meninas ainda esperam pela oportunidade de tocar em Sorocaba.

SERVIÇO:

 
"Hai Kai - Poesia em Forma de Rock"
Show com a banda Hai Kai
Amanhã, no Auditório Francisco Beranger (rua Newton Vieira Soares s/nº, perto do terminal rodoviário)
As apresentações acontecem às 9h (lotação esgotada) e às 19h
A entrada é franca
Informações: (15) 3243-0471.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim