quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alunos visitam o Parque Carlos Botelho

O grupo ficou no parque das 10h às 14h - Por: ALDO V. SILVA
 
 
Plantas, insetos, tucanos, seriemas, rastro de antas, paisagem e história. Foi o que os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Gilberto dos Santos, de Votorantim, descobriram ontem na trilha dos Fornos e da Represa, no Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo. O passeio, que durou todo o dia, foi um prêmio que a classe, de 24 alunos, ganhou por ter vencido o concurso ambiental Meio Ambiente: nós conhecemos e fazemos, promovido pelo jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). A turma venceu na categoria Recursos Hídricos, quando desenvolveu um trabalho de conscientização sobre o uso da água em forma de painel.
 
"Eu gostei muito das plantas diferentes que existem aqui. Descobri que existiam no vídeo educacional e pude conferir na floresta", disse o estudante Gabriel Angelo Celici, de 10 anos, que esteve no parque pela primeira vez. Como ele, Hallison Rodrigues dos Santos, de 10 anos, também gostou do prêmio, principalmente porque foi o primeiro passeio na sua vida estudantil. "Soube que aqui tem antas e onças pintadas. Achei legal saber que preservam o espaço e que podem ser encontradas aqui", falou ele. A pequena Giulia Victória Wincler Honorato, de 9 anos, também gostou do passeio. "Achei a cachoeira que encontramos linda. Nunca tinha visto um lugar tão bonito", falou ela.
 
A professora da turma, Vânia Pinho, lembrou que esse foi o primeiro passeio do grupo e o primeiro da vida de muitos alunos. "Esse prêmio é incentivador. Nós trabalhávamos o assunto meio ambiente em classe quando o concurso começou. Todos abraçaram a proposta rapidamente e, em três grandes grupos, desenvolveram a evolução dos benefícios e necessidades naturais, de como o planeta está hoje, o que deveríamos fazer para melhorá-lo e como ele poderá ficar se cuidarmos dele", detalhou. O grupo ficou no parque das 10h às 14h e conheceu os antigos fornos existentes na mata, além de uma pequena represa do rio Taquaral, num percurso de trilha de 4 quilômetros.
 
Ao todo, participaram do concurso 150 classes de estudantes de escolas públicas municipais de Sorocaba e Votorantim - integrantes do projeto Ler é Prazer, que disponibiliza, semanalmente, as edições do suplemento infantil Cruzeirinho. Neste projeto, todos desenvolveram painéis ilustrações sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além de um kit de binóculo, lupa e notebooks, os vencedores ganharam passeios realizados nas última semanas.
 
Na terça-feira passada, por exemplo, o 4º ano B da escola Antônio Vicente Bernardi, de Votorantim, foi ao Zoológico de São Paulo; e a 4ª série E da escola Luiz de Almeida Marins, de Sorocaba, foi ao Parque Estadual Carlos Botelho. Na semana passada, os alunos do 1º ano da escola municipal Antônio Vicente Bernardi, de Votorantim, e do 2º ano da Escola Municipal Professora Darlene Devasto, de Sorocaba, passaram um dia no Sítio Capuavinha, em Piedade; e os alunos do 4º ano da escola Darlene Devasto, também conheceram o Zoológico de São Paulo.
 
 
 
Notícia publicada na edição de 07/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A
Leila Gapy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim