segunda-feira, 18 de julho de 2011

CARINHO, AMOR E GENTILEZAS

Manoel Peres Sobrinho*

 

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou conhecido - 1 Coríntios 13:1-13, NVI.

 

     "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúme, não se ufana, não se ensoberbece" – 1 Coríntios 13:4.

 

     Por vezes podemos imaginar que o que move as relações pessoais e a realidade à nossa volta sejam a força bruta, o poder incontrolado, ou as atitudes que transmitem temor, resultando em opressão.

 

     Pare um pouco e olhe à sua volta. Um olhar mais atento fará perceber que em tudo o que Deus criou há uma ordem singular que transmite singeleza, leveza, fragrância e raridade.

 

     Quando algo está para acontecer, tudo concorre para que se realize. Há leis que o Senhor estabeleceu e, que quando obedecidas, os fatos resultam em sua consecução. Só precisamos descobri-las, respeitá-las e usá-las de forma adequada.

 

     Não precisamos fechar a sete chaves o que queremos segurar. O que Deus tem para nós, ninguém nos rouba. Mas aquilo que não é nosso e nem nunca será, em nada adianta corrermos montanhas e mares. Tudo resultará em fracasso e sofrimento. Tudo virá a seu tempo, Eclesiastes 3:1-8.

 

     No entanto, não devemos esperar ociosos. Cultive em sua vida os valores cristãos. Seja gentil, amável, aja com carinho com todos. A boa educação cabe em qualquer lugar e glorifica a Deus. Pratique a bondade e semeie a paz. Respeite o direito dos outros. Espere a sua vez. Faça por merecer o que almeja. De coração leve e rosto manso, deposite sua confiança em Deus. Dele procede toda fonte de Vida.

 

     ORE: Meu querido Deus e Senhor! Abra os meus olhos para que eu perceba as melhores oportunidades para demonstrar minha confiança em ti. A cada momento. Todos os dias. Em nome do Senhor Jesus. Amém!

 

     PENSE: Deus tem a solução do tamanho do nosso problema. Espere nEle!

 

*Acesse http://mpbiblia.blogspot.com/ e leia o primeiro capítulo do livro Educação Cristã uma Contracultura do mesmo autor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim