segunda-feira, 25 de julho de 2011

“Creche para idosos” será inaugurada amanhã (26)

Ipanema online

Uma creche para idosos. Essa foi a forma como o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), resumiu o Centro para Atendimento ao Idoso que será inaugurado amanhã (26), às 16h, na Rua Sorocaba, 578, Vila Dominguinho.

“Não é o termo apropriado, mas não há outra forma de explicar neste momento”, enfatizou Pivetta em entrevista a rádio Jovem Pan nesta segunda-feira (25). O espaço, que funcionará das 8 às 17 horas, visa proporcionar uma atendimento coletivo de proteção e acolhimento para aqueles que possam estar em situação de risco no lar.

“A prefeitura faz o transporte dessa pessoa maior de 60 anos, ela permanece nesse espaço o dia todo com uma série de atividades de lazer, de recreação, culturais, de assistência médica, e no final da tarde ela retorna a sua casa”, explicou o prefeito de Votorantim.

De acordo com Pivetta, o público-alvo do Centro é o idoso que passa o dia inteiro sozinho, que não esta numa situação de interação com a sociedade. “Essa pessoa acaba esquecendo-se de tomar remédio, deixando de fazer a sua comida. Começa a perder o contato com a vizinhança e vai ficando uma pessoa com sérios problemas, inclusive de saúde”, afirmou.

O local vai oferecer assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. A Vila Dominguinho, foi escolhida devido a grande concentração de idosos no bairro. “Defronte a esse espaço, na Praça José Ermírio de Moraes, nós já temos algumas atividades de lazer e adquirimos aquela ‘academia para a terceira idade’, com aparelhos para que os idosos possam fazer as suas atividades”.

Modelo – Pivetta afirmou que, além de Votorantim, a única cidade que tem algum projeto semelhante é Itu. “É um projeto muito importante e que vai servir de modelo, porque não no Brasil políticas públicas para a terceira idade. Nós temos políticas todas focadas para as crianças, mas os pais vêm envelhecendo e nós não temos sequer experiências de Estado colocadas a esse respeito”.

De acordo com o prefeito a ideia é tornar o idoso ativo novamente. “Ele tem muita ‘lenha para queimar’ ainda e essas experiências e atividades tem que ser mantidas em evidência. Eu acho que se não acontece isso ele acaba se afundando numa poltrona dentro de casa, na frente de uma televisão, sem contato com o mundo”.

Pivetta frisou ainda que o objetivo do Centro de Atendimento não é se tornar um espaço permanente para o idoso, mas sim fornecer atividades que propiciem sua reinserção na comunidade. Assim ele poderá participar dos grupos de terceira idade, que possuem um foco mais voltado para a interação.

Inscrições – Os interessados em participar das atividades oferecidas no centro de convivência poderá se inscrever a partir da próxima quarta-feira (27) no próprio local.

É necessário apresentar cópia dos documentos de identidade do idoso e do responsável, comprovante de endereço de ambos e preencher uma ficha cadastral entregue no ato da inscrição.

Os inscritos passarão por uma consulta com médico geriatra, além de receber uma visita da coordenadoria do projeto e da assistente social na casa do idoso para avaliar as condições sociais e familiares. Outras informações pelo telefone: (15) 3353-8640.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim