Notícia publicada na edição de 01/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A
Os roubos e furtos aumentaram em Itu em maio, na comparação com meses anteriores. Foi a maior variação em municípios da região de Sorocaba com mais de 100 mil habitantes. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou esta semana a estatística da criminalidade de maio. Houve 72 roubos e 196 furtos em Itu. Fevereiro foi o mês de 2011 com a menor quantidade desses dois crimes: 28 e 155 respectivamente. Os furtos e roubos de veículos não tiveram grande oscilação. A estatística da SSP está disponível do site www.ssp.sp.gov .br .
Nos outros três municípios com mais de 100 mil habitantes (Itapetininga, Tatuí e Votorantim), os furtos e roubos, inclusive de veículos, se mantiveram dentro da média de meses anteriores, sem redução ou crescimento significativos. Os dados oficiais mostram que os homicídios dolosos (com intenção) tiveram queda nos quatro municípios. Itapetininga, Tatuí e Votorantim zeraram em maio e Itu teve um. Mas por outro lado houve latrocínios (roubos seguido de morte) em Itu e Votorantim, sendo um em cada cidade.
A média de furto de veículos em Itu continua sendo a maior entre os quatro municípios. Em maio foram 32, enquanto em Itapetininga foram quatro, em Tatuí dez e Votorantim seis. Nos homicídios culposos por acidente de trânsito, Itu também teve maior número em maio: sete. Em Itapetininga foram três, em Tatuí zero e em Votorantim um. Itu é cidade turística e fica mais próxima à capital.
De acordo com a assessoria de imprensa da SSP, os homicídios e crimes contra o patrimônio caíram na região de Sorocaba nos últimos 12 meses, em comparação com o período compreendido entre junho de 2009 e maio de 2010. A região administrativa de Sorocaba compreende 79 municípios, a maioria com população abaixo de 50 mil pessoas.
A redução de homicídios dolosos foi de 13,74% na região, com 36 casos a menos, enquanto que os roubos recuaram 14,6%, representando uma redução de 851 ocorrências, conforme a SSP. No Estado de São Paulo, os homicídios dolosos nos cinco meses de 2011 atingiram a taxa de 9,73 por 100 mil habitantes. Se a média for mantida abaixo de 10/100 mil habitantes até o fim do ano, São Paulo ficará fora da zona epidêmica considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.