segunda-feira, 18 de julho de 2011

Município realiza palestras de Enfrentamento a Mortalidade Infantil

 

A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Saúde, deu início às palestras do programa de Enfrentamento a Mortalidade Infantil nesta segunda-feira (18) na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova Votorantim.

O trabalho que está sendo desenvolvido é dividido em duas partes, a primeira para as gestantes atendidas no município, que hoje chega a 750 mulheres fazendo o acompanhamento do pré-natal, e a segunda parte para os funcionários das UBS.

A campanha tem o objetivo de reduzir o número de óbitos de nascidos vivos com até um ano de idade.

Segundo a dra. Claudia de Oliveira, diretora de programas de saúde de Votorantim, a falta de acompanhamento pré-natal acarreta no aumento de partos prematuros, por isso a necessidade de que tanto a gestante quanto os funcionários tenham em mente que esse tipo de atendimento deve ser priorizado. "Os encontros vão diagnosticar os pontos em que o município pode garantir que a mulher venha a UBS, desde o momento em que ela suspeita da gravidez até o pós-parto, quando ocorre a última consulta. Só nesse momento é que a futura mãe terá alta".

De acordo com a dra. Valéria Santucci, coordenadora do Ambulatório de Médio Risco Infantil e presidente do Comitê de Mortalidade Infantil, na relação entre paciente e médico, a gestante deve ser sincera para que qualquer problema possa ser diagnosticado e prevenido. "Se a futura mãe perdeu uma consulta, não deve esperar a próxima e sim remarcar, se perder algum exame deve ser refeito, o importante é procurar sempre atendimento em caso de dúvidas ou alterações na gestação".

Priscila dos Santos Narciso, 33 anos, grávida de sete meses, sabe da importância do pré-natal e da identificação precoce de doenças. "Sempre surge alguma dúvida, às vezes parecem bobas, mas deixam a gente preocupada, e esse atendimento especial é excelente".

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim