Rodrigo Rainho
Agência BOM DIA
Futebol americano tem 70 atletas na região de Sorocaba, gordos e magros, e atrai mais de dois mil torcedores em finais de campeonato
O football, esporte pouco difundido no Brasil, tem muitos adeptos na região de Sorocaba. No jogo entre ABC Corsários e Palmeiras Locomotives, no Estádio Domênico Paolo Mitidieri, em Votorantim, não foi difícil encontrar fanáticos pelo futebol americano em campo e na torcida.
A comerciante Marisol Scatena grita e ergue os braços como se fosse uma gringa. O motivo de tanta empolgação é simples: ela torce para o filho Gustavo Scatena, 17, do Palmeiras. “Eu o acompanho há três anos. Por ser grandalhão, ele se identificou com o esporte”, explica a mãe, que vibra e levanta.
Os jogadores possuem uma ligação diferente pelo esporte. A impressão foi nítida: tanto os atletas do Verdão como os do Vermelhão têm uma ligação mais passional pelo esporte - é diferente do futebol, quando o momento do gol é comemorado. O touchdown, o gol deles, é um momento de êxtase. Chegou a assustar a reportagem; aqueles brutamontes correndo de um lado para o outro, se batendo, gritando, “enlouquecidos”. É fascinante, dá vontade de entrar em campo, vestir o acessórios de proteção, equipamento, capacete e jogar.
O vencedor do jogo, disputado no sábado passado, às 15h, foi o Palmeiras. O coordenador de comércio exterior Guilherme Beliero, 23, atleta do time, vibrou com o placar de 18 a 0. “O football chega a atrair, hoje, até 2 mil torcedores”, informa.
O programador Pedro Ivo Mariano, de 2,03 de altura, do ABC Corsários, faz o tipo “gigante” e joga na linha de defesa. Enquanto ele pesa 140 quilos, há aqueles com 70, como o estudante Marco Vinícius, corredor. Diferente do soccer, o football não discrimina o porte físico, afirma Guilherme Piunti, 35, empresário do Locomotivos, braço do futebol americano do Palmeiras. “Dos 70 atletas do clube, a maioria vem de Votorantim, Sorocaba e Itu. Eles têm de 16 a 40 anos, são de todos os tamanhos. É o esporte mais democrático que existe. Integra todos os adolescentes.”
O jogo
Jogadas de curta duração definem o vitorioso. As substituições são feitas entre cada jogada. O objetivo da partida é somar mais pontos.
Regras
Entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone) com a posse da bola (touchdown) é a principal jogada. É o gol do futebol. Dá seis pontos e direito a pontapé livre a gol (um ponto extra). Se os jogadores tentarem, ao invés de um pontapé livre ao gol, um passe ou uma corrida, ganham dois pontos extras. Se o jogador com posse de bola é derrubado pelo rival na própria área (endzone), dá dois pontos ao adversário.
2 mil
torcedores foram assistir aos jogos das finais do Torneio Paulista de Football
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.