quinta-feira, 14 de julho de 2011

Saúde fez quase 256 mil atendimentos em 5 meses


Folha de Votorantim

Total de atendimentos na rede municipal equivale a mais que o dobro da população oficial do município apurada no último Censo

Pivetta destaca reformas e ampliações para melhor atender pacientes


A rede municipal de Saúde de Votorantim realizou quase 256 mil atendimentos de janeiro a maio de 2011 em todas as unidades espalhadas pela cidade. Isto representa mais que o dobro da população oficial do município, apontada no último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em cerca de 110 mil habitantes. Em porcentagem, o número de procedimentos é mais de 135% superior à população da cidade.

O número exato de atendimentos nos primeiros 5 meses deste ano foi de 255.947 e reflete as consultas médicas, exames laboratoriais e de imagens, além dos atendimentos odontológicos promovidos até o fim do mês de maio. Apenas no Pronto Atendimento foram 54.460 pessoas recebendo atendimento - equivalente a quase metade da população do município.

Nas doze Unidades Básicas de Saúde foram efetuadas 63.214 consultas; no Ambulatório de Especialidades Médicas, 15.172; no Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança, 4.733; Ambulatório de Saúde Mental, 9.576, e no atendimento especializado, 7.600.

Já os exames realizados durante os cinco meses chegam a 60.413, enquanto os atendimentos odontológicos no Centro de Atendimento Especializado, nas UBSs e unidades móveis somou 40.779.

Para o governo municipal os números refletem o volume diário de pessoas que procuram pelos serviços municipais de saúde. O prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) ressalta que, para oferecer cada vez mais conforto aos pacientes, os prédios estão passando por reformas, como o Ambulatório de Especialidades Médicas, na região central, e as Unidades Básicas de Saúde do Rio Acima e no Jardim Novo Mundo.

A Secretaria de Saúde, visando manter um serviço de qualidade, orienta para que a população procure o Pronto Atendimento somente em casos emergenciais. Para as demais situações a orientação é buscar a UBS mais próxima, o que resulta na diminuição de filas de espera no PA, uma vez que diariamente chegam ocorrências emergenciais no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim