O vice-prefeito de Votorantim, Marcos Mâncio participou nesta sexta-feira (08), da III Conferência Municipal de Saúde, com o tema "SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro", com eixo central "Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS".
Participaram ainda do evento a secretária de Saúde, Gladys Baranevicius; secretários João Soares de Queiroz, de Cidadania e Geração de Renda e Márcio Malaquias, de Administração, os vereadores Heber de Almeida Martins, Francisco Carlos Amorim e Marilene Newman, profissionais da área da Saúde, delegados eleitos nas pré-conferências, entre munícipes, profissionais da área e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.
Na abertura Mâncio agradeceu a participação e destacou a importância do evento para definir as ações de Saúde. "Um dos nossos propósitos com essa conferência é estimular cada vez mais a participação de todos os setores da sociedade, para que juntamente com o Poder Público, possamos atender cada vez mais com qualidade a saúde", disse Mâncio.
Após a leitura do regimento, os participantes se dividiram em grupos para os eixos de discussões: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios hierárquicos do SUS para integralidade, universalidade e controle social; Participação da Comunidade e Controle Social; Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão de Sistema e da Educação em Saúde).
A meta principal de reunir entidades assistenciais, associações de moradores de bairros, conselhos e organizações não governamentais (ONGs) foi avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUS, na perspectiva do controle social, bem como o acolhimento e a qualidade da atenção integral, além de implantar, reafirmar e buscar efetividade dos princípios e diretrizes do SUS garantidos pela Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária.
O evento ocorreu no salão social do Sesi, esta etapa da Conferência foi uma prévia para as etapas Estadual e Nacional, que teve ainda como meta analisar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde.
Após a definição e apresentação das diretrizes a serem encaminhadas, foram eleitos 16 delegados representando os usuários do sistema, trabalhadores da área, prestadores de serviço e gestores.
Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.