segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ALPHAVILLE - Votorantim terá que provar estrutura para novos moradores

Samira Galli
Jornal Cruzeiro do Sul



O empreendimento deverá ter mais de 8 mil novos moradores - Por: Erick Pinheiro


A análise do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Sorocaba e médio Tietê (CBH-SMT) sobre o impacto do residencial Alphaville, em Votorantim, apontou alguns problemas a respeito do saneamento e distribuição de água do empreendimento. Para conseguir parecer favorável do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), a Prefeitura terá que mostrar ao Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (DAIA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que a capacidade das Estações de Tratamento de Água e de Esgoto (ETA e ETE) da cidade é suficiente para receber a demanda de mais de 8 mil novos moradores previstos para o local.

A discussão foi levantada na 30ª reunião Ordinária do CBH-SMT, que aconteceu no dia 10 de agosto, em Porto Feliz. O relatório com os problemas apontados foram enviados ao DAIA, para análise ambiental.

O prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) destacou que a primeira etapa do loteamento já possui o estudo ambiental aprovado. Faltam agora as outras duas etapas para completar a aprovação ambiental de todo o empreendimento.

A Prefeitura pretende destinar tanto a rede de esgoto como a de água responsável por Alphaville à ETA Votocel, mas, segundo o Comitê, a Estação não será suficiente para a demanda.

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Comitê, André Cordeiro Alves dos Santos, a Prefeitura terá que se comprometer em destinar os recursos à ETE Guimarães ou investir para reformar a Estação do Votocel. "Para liberação do empreendimento, o Saae se responsabiliza pelo serviço. Então terá que mostrar como irá comportar o empreendimento", disse.

 
Pivetta afirma que não há o risco do DAIA não aprovar o EIA/RIMA do residencial e que irá analisar, junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a sugestão da Câmara Técnica em levar o esgoto do Alphaville para a ETE Guimarães. Ele confirma que a carga de esgoto do Votocel atualmente está comprometida pela quantidade de recebimento, mas que outras soluções já estão sendo estudadas. "A opinião da Câmara Técnica também será analisada, mas não tem riscos do EIA/RIMA não ser aprovado", reforçou Pivetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim