quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LONGE DAS DROGAS: Proerd forma mais uma turma em Votorantim

Notícia publicada na edição de 17/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
 
Dinâmicas e danças agitaram os participantes da festa de formatura - Por: Pedro Negrão
 
 
"Nosso maior bem são nossos filhos. Como pai e em nome de representante da sociedade, digo que devemos cuidar da educação deles sem medir esforços, principalmente", disse o vice-prefeito de Votorantim, Marcos Mâncio, durante a cerimônia de formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Combate e Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa é promovido pelo 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior em parceria com a Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria da Educação.

Realizado ontem na EM "Abimael Carlos de Campos", na Vila Dominguinho, o evento reuniu alunos, familiares e equipe escolar. Novos alunos vão se formar ainda esta semana: hoje, às 10h, no auditório municipal "Francisco Beranger" é a vez de estudantes da EM "Helena Pereira de Moraes" receberem o certificado do programa e na sexta-feira, às 17h, os alunos da EM. "Profª Edith Maganini". Outras três formaturas ocorrem entre os dias 22 e 24, finalizando as turmas.

Fabiana Cristina Fernandes, diretora da escola dos formandos de ontem, destacou a importância do programa na educação da criança. "A droga é um problema que está aí, perto de todos. É necessário conversar e orientar as crianças". Capitão Bento falou sobre os problemas que podem atrapalhar os jovens do Brasil: drogas e violência. "Um traficante não faz seus clientes à força. Ele convida e convence.

Por isso é necessário saber dizer não". Querido da criançada, o Cabo Reis reforçou uma mensagem aos alunos: "Só diz não quem ama", resumiu ele, lembrando às crianças presentes que por mais difícil que seja uma situação pela qual estejam passando, o importante é seguir em frente de cabeça erguida. Ele terminou a cerimônia de formatura do jeito que criançada gosta, com muita diversão, dinâmicas com alunos e familiares e dança em companhia da mascote do programa.

Apoio
Rosiane Souza de Oliveira foi prestigiar a formatura do sobrinho, substituindo a irmã, que não pode se ausentar do trabalho. "É importante a presença da família. E meu sobrinho estava tão empolgado que queria sair de casa bem mais cedo do que devia", disse ela. Rosiane contou que o sobrinho contava espontaneamente sobre o que aprendia no programa. "Foi um grande desenvolvimento para ele". Aos 10 anos, ele mesmo relata o que assimilou durante os 3 meses de Proerd. "Aprendi que as drogas podem acabar com a vida de uma pessoa e com a de sua família também. Tudo foi ensinado de um jeito bem bacana", comentou. A colega Karina Costa Gomes, 10, também aproveitou para dizer que gostou muito de participar do Proerd. "Aprendi como eu vou dizer não à drogas, bebidas e cigarro".

O Proerd foi criado e implantado pela PM há 19 anos em todo o Estado. É realizado em Sorocaba e Votorantim há 15 anos, tendo policiais militares fardados como instrutores. As orientações e atividades aplicadas, também de maneira lúdica, têm o objetivo de disseminar conceitos de combate ao uso de drogas, bebidas alcoólicas e violência.

Um projeto-piloto do Proerd voltado à crianças de 7 e 8 anos foi realizado com alunos da EM "Professora Oscar Bento Mariano", no Jardim Tatiana, em Votorantim. Segundo a soldado Françoise Rouco, também presente na solenidade de ontem, o programa voltado aos mais novos totaliza cinco encontros e utiliza placas informativas para ajudar as crianças na compreensão das informações. A formatura de contou também com a presença dos instrutores do Proerd cabo Cristiano Pegoraro, equipe escolar e representantes da Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim