terça-feira, 30 de agosto de 2011

MIRANTE DOS OVNIS - Quadra abandonada é ponto de tráfico em Votorantim

Notícia publicada na edição de 30/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A -
Júlio de Carvalho


 A Prefeitura garante que ainda neste ano será aberta licitação para a reforma do lugar - Por: Aldo V. Silva

As obras começaram há 27 anos e nunca terminaram - Por: Aldo V. Silva

A quadra poliesportiva do bairro Mirante dos Óvnis, em Votorantim, começou a ser construída há 27 anos e ainda não foi concluída. A obra é de responsabilidade da Prefeitura e está toda depredada, sobretudo os vestiários. Ao invés de servir para o entretenimento da população, o lugar é usado como ponto de tráfico de drogas e abrigo para moradores de rua. No local há, inclusive, pichações com mensagens de violência e símbolos ligados a uma facção criminosa. Apesar da quadra ter sido construída há quase três décadas, a Prefeitura admite que foram empenhados recursos, por duas vezes - década de 1990 e outra entre 2000 e 2005 - mas apenas para "pequenas reformas" e não suficientes para concluir os serviços. Agora, o poder público garante que ainda neste ano será aberta licitação para a reforma e melhorias de infraestrutura.

A dona de casa Ivone Leite, 52 anos, mora dos arredores. É mãe de três filhos e conta que os garotos brincavam na quadra, apesar da falta de estrutura. "Eles só pararam de frequentar por causa da movimentação de pessoas estranhas lá dentro." Segundo ela, é comum, em frente ao ginásio, o movimento de gente que chega em carros e motos e estacionam o veículo para conversar com pessoas suspeitas. Já a comerciante Iolanda da Silva Soares, 64 anos, reclama que a quadra é o "elefante branco" do bairro. Além do fato de qualquer um ter acesso facilmente ao local, que para muitos serve até como esconderijo, há sujeira deixada por moradores de ruas e usuários de drogas.

Os sinais de depredação estão por todos os cantos, desde a quadra até a arquibancada, além de telhado. Nos vestiários, os vasos sanitários e pias foram quebrados ou arrancados, paredes foram destruídas. Há pontos onde a fiação de cobre e os tubos da rede de drenagem de água da quadra foram furtados. Segundo populares, denúncias são feitas à Polícia Militar, inclusive na ocasião do furto dos encanamentos, mas ninguém foi detido. Em relação aos problemas envolvendo o tráfico de drogas dentro e fora do ginásio, a Prefeitura de Votorantim informou que manterá contato com a Polícia Militar para que o patrulhamento seja intensificado, com o objetivo de oferecer mais segurança aos moradores.

Cobrada quanto ao dinheiro investido em melhorias no ginásio, a Prefeitura não especificou os valores. Alegou que os documentos não foram encontrados no setor competente, uma vez que a ordem de serviço foi emitida durante gestões passadas, o que dependeria de busca mais detalhada. Porém, especificou que o novo projeto prevê a ampliação do espaço de lazer. A quadra poliesportiva seria redimensionada, obedecendo ao padrão oficial, no intuito de poder abrigar competições de basquete, voleibol, futsal, fitness, ginástica rítmica e handebol. No total, a área de lazer do bairro tem 32.175 metros quadrados. A intenção é que o ginásio tenha capacidade para 2.500 pessoas, com estacionamento, rampas de acesso e construção de mais vestiários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim