terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto incentiva a arte aos alunos do Proame

 

Com o tema "Ecoarte" voltado para a ecologia, eco-sistema e sustentabilidade, a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), da Prefeitura de Votorantim em parceria com a empresa Dixie Toga, desenvolve para as crianças e adolescentes do Proame (Programa de Amparo ao Menor) o projeto "Fabricando Arte", com o objetivo de promover a cidadania e incentivar a cultura por meio da arte-educação.

 

Nesta segunda-feira (29), uma mostra dos trabalhos foram conferidos pela coordenadora do Projeto Fabricando Artes, que visitou os Proames. "A produção esse ano superou as expectativas, com muita criatividade, mesclando a pintura com os recicláveis e isso foi de suma importância para alcançar os resultados obtidos. Além da técnica adquirida a conscientização quanto a preservando da natureza".

 

As oficinas estão sendo desenvolvidas desde abril, onde os alunos desenvolvem a técnica do desenho, além de utilizar lápis, pincéis, materiais recicláveis. Também foram envolvidos com os temas transversais que permeiam o projeto.

 

O projeto atende cerca de 90 alunos na faixa etária de 12 a 17 anos, com aulas de técnica de pintura em tela, história da arte, além de temas transversais como: ética, cidadania, meio ambiente, entre outros temas que permeiam as aulas de gravura e pintura em tela.

 

A estudante Bruna Cunha de Almeida, de 14 anos, falou do Proame. "Entrei esse ano e por meio do programa tive a oportunidade de aprender sobre a arte e confeccionar uma tela. Aprendi que tem muita coisa que para nós é lixo, mas pode virar em arte como os recicláveis. Fiquei surpresa com o resultado final", contou.

 

Já Laleska Cristina da Silva também de 14 anos, completou. "No começo foi difícil, mas com o decorrer das aulas, fomos nos envolvendo cada vez mais com o projeto e valeu a pena. Agora sei que um vidro, um rolo de papel higiênico, uma semente, pode virar arte", comentou.

 

Ao final da oficina, cada aluno escolherá seus três melhores trabalhos e desses, serão avaliados por uma comissão julgadora no dia 24 de outubro, que aprontará os dez melhores para concorrer com representantes de outras nove cidades brasileiras que também estão participando do projeto.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim