quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Representantes de Circos reúnem-se com o prefeito Pivetta



Associação Cultura Votorantim
 intermediou a reunião que visou projeto inédito

Procurada por proprietários de circo, relatando as dificuldades de instalação nas cidades, a Associação Cultura Votorantim (ACV) promoveu um encontro de representantes circenses com o Prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 12/08, em Votorantim e contou a com a presença do diretor da ACV, Werinton Kermes, do secretário de Cultura de Votorantim, Clayton Leme e dos artistas Maurício Vênegas, do Circo Vênegas, que na ocasião representava também a Cooperativa Brasileira do Circo, Ana Carla da Silva Portugal, mágica, Luiz Antonio Portugal, relações públicas, ambos do Circo Los Agady, José Amilton, palhaço e proprietário do Circo–teatro Tubinho e Alexandre Malhone, diretor do Circo-teatro Guaraciaba e representante do Conselho da Associação das famílias de artistas circenses (ASFAMI).
            O grupo buscou junto à prefeitura uma lei municipal inovadora que sirva de exemplo a outras cidades. A intenção é que tenha uma regulamentação exclusiva para a instalação dos circos na cidade, estabelecendo-se espaços definidos que possuam infraestrutura adequada, inclusive relacionada às questões de água e esgoto, taxas fixas para instalação, calendário definido e contras-partidas dos empresários circenses, que podem incluir oficinas de circos para crianças, apresentações gratuitas para grupos especiais e desconto para alunos da Rede Municipal de ensino, além de cumprir obrigações, como manter a área limpa e oferecer qualidade de espetáculo e de instalações.
Maurício Vênegas, da Cooperativa Brasileira do Circo, mostrou-se empolgado com a recepção. "Votorantim é uma cidade diferenciada, que abraça as causas da cultura e do esporte, por isso procuramos esta cidade para encabeçar esse projeto", explicou Vênegas.
            A proposta foi bem recebida pelo Prefeito Carlos Augusto Pivetta, que mostrou-se disposto a realizar um debate mais aprofundado, a fim de confeccionar um projeto de Lei nesse sentido. Pivetta, inclusive citou como exemplo de uma área que poderia ser disponibilizada, a praça de eventos Lecy de Campos, localizada no Centro da cidade e que atualmente passa por reformas, visando a ampliação da sua capacidade de atividades.
"O Brasil tem uma dívida com a família circense, que de uma forma heróica vem sustentando essa atividade cultural. Essa nova geração de artistas circenses têm propostas que se adaptaram também as novas formas de entendimento do circo nas cidades. E nesse sentido facilita muito a interlocução do circo com o município, e Votorantim tem um histórico de recepcionar muito bem e incentivar as atividades circenses e nós pretendemos institucionalizar esse apoio." esclareceu o prefeito Pivetta.
            O secretário de Cultura de Votorantim, Clayton Leme, ressalta que a cidade já vinha discutindo dentro do Conselho Municipal de Cultura a questão do circo. "Agora a cidade de compromete em pensar em uma lei especifica para o circo, estabelecendo critérios claros e procedimentos que sejam funcionais", esclareceu Leme.
            O votorantinese Alexandre Malhone, da família Guaraciaba, comprometeu-se a colaborar nesse processo: "Hoje, a maior dificuldade é encontrar espaço físico para montar o circo, então essa proposta foi música para os meus ouvidos. Votorantim deu o ponta-pé inicial, e irei colaborar com a construção dessa legislação, para que se adéqüe as necessidades dos circos", disse.
            Já o diretor da Associação Cultura Votorantim, Werinton Kermes, ficou satisfeito com o resultado. "Procuramos uma maneira de sanar os principais problemas enfrentados pelos circos, por isso nos mobilizamos, e trouxemos as nossas propostas nessa reunião. Contamos com o apoio dos grupos organizados do setor e esperamos ter cumprido nosso papel enquanto militantes culturais. Queremos que Votorantim torne-se referência para as outras cidades", revelou Kermes.


 Luciana Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim