Notícia publicada na edição de 17/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A -
O Sindicato Rural de Sorocaba realiza hoje, das 8h às 17h no teatro do Sesi Sorocaba, o 8º Seminário Regional de Agricultura Ecológica. O evento tem como objetivo fortalecer as associações dos produtores agrícolas da região e, por meio de palestras e apresentações, oferecer conhecimento técnico para aprimoramento da produção, principalmente de produtos orgânicos, visando o desenvolvimento do setor.
Segundo Luiz Antonio Marcello, presidente da entidade, os trabalhos de produção de alimentos orgânicos já acontecem, porém ainda em fase experimental, em Votorantim e Salto de Pirapora. "Mas a certificação é cara e os produtores precisam aprender a se unir para diminuir esse custo", explicou. No seminário, estes terão a oportunidade de conhecer detalhes sobre práticas já em andamento, bem como esclarecimentos de toda a parte burocrática deste tipo de produção. "Estamos mostrando o caminho que tem que ser seguido, não ensinando a plantar. E mesmo para quem não cultiva os orgânicos, esse conhecimento é importante para que o produtor saiba como está a situação deste mercado."
Após a abertura oficial do evento, a primeira palestra está marcada para 9h com o tema "Certificação na Agroecologia". Logo depois os participantes acompanharão a apresentação "Shitake em substrato, pode ser orgânico?", seguida pela explanação do engenheiro agrônomo Marcelo Laurindo, que falará de "Legislação da Agricultura Orgânica". Após a pausa para o almoço, o tema será "Experiência da Associação da Agricultura Natural de Campinas com certificação participativa", seguida pelas explicações sobre "Mercado de Orgânico (venda, como e onde)" e "Desenvolvimento Regional (produção orgânica de hortaliças)". O evento terminará com um debate. Os interessados em participar podem fazer sua inscrição a partir das 8h, antes do início do evento. O teatro do Sesi fica na rua Gustavo Teixeira, 412, no bairro do Mangal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.