quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VOSSOROCA - Lixo na rua e terreno baldio geram queixas

 Notícia publicada na edição de 25/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A - 
 
 Lixo fica na rua e cachorros rasgam sacos, incomodando o bairro - Por: EMIDIO MARQUES
 
Os moradores do bairro Vossoroca, em Votorantim, reclamam que há anos convivem com a falta de um lugar apropriado para depositar o lixo, que acaba sendo deixado na rua até que equipes da limpeza pública o recolham. O problema é que os sacos acabam sendo rasgados por cachorros e o linho espalhado pelas vias. Para agravar a situação, os reclamantes afirmam que moradores do próprio bairro acabam jogando lixo em um terreno, por saberem que a Prefeitura faz a roçagem e retirada de entulho daquela área. O pedido do bairro é que sejam instalados contêineres naquela redondeza.
A comerciante Sônia Conceição Scatena, 62 anos, conta que os caminhões recolhem o lixo três vezes por semana. Nos demais dias, os sacos ficam espalhados pelas ruas ou pendurados nos portões para evitar que os cachorros mexam. "Mesmo assim não adianta muito, porque quando os lixeiros passam, eles deixam os sacos espalhados no meio da rua. Até eles voltarem para recolher, os cachorros já rasgaram o lixo", explica.
A comerciante teme ocorrerem doenças graves pela falta de higiene. "Se não tem limpeza, não tem saúde." Ela e o marido já prestaram queixas na prefeitura, sem obter respostas. Sônia lembra que a filha dela chorou uma vez por não conseguir entrar na própria casa com o carro, devido à quantidade de lixo espalhada na rua e na calçada em frente à residência.
O uso de redes sociais foi o meio pelo qual a estudante de matemática Eliana Rosa, 41 anos, tentou chamar a atenção do vice-prefeito de Votorantim, Marcos Mâncio, ao problema. De acordo com Eliana, foi criado um tópico no perfil do vice-prefeito e chegou a 80 comentários, pois muitas pessoas ficaram indignadas com a situação.
A presidente do Lar São Vicente de Paulo, Maria Lourdes Santos Pinto, 66 anos, considera que a coleta é rápida, porém, segundo ela, é recorrente observar o depósito de saquinhos nas ruas logo após os coletores passarem. "Os lixeiros mal recolhem o lixo e as pessoas vêm com mais para jogar na rua."
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Votorantim informou que a falta de contêiner não é exclusividade do bairro Vossoroca, uma vez que a cidade ainda não possui esse recurso. Porém, disse que a partir do mês de setembro, por meio da contratação de empresa especializada, iniciará um projeto piloto utilizando esses recipientes nas ruas e avenida central, podendo se expandir para outros bairros.
A assessoria de imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Votorantim informou que a reclamação dos moradores foi encaminhada ao departamento de Coleta de Lixo, para que temporariamente providencie com mais rapidez a retirada do material do meio da rua.

Terreno baldio

O terreno baldio existente no bairro e que pertence à Prefeitura é a maior preocupação de Maria Lourdes, pois lá é jogado muito entulho e - apesar da limpeza regular que a prefeitura realiza - colchões, computadores e animais mortos ainda aparecem no local. "A prefeitura fez uma limpeza há 15 dias e já tem gente jogando lixo no terreno de novo." Para ela deveria haver uma campanha educacional mais intensa no bairro e que o terreno poderia ser reestruturado para funcionar como parque, por ser uma área verde.
A comerciante Sônia fala ainda do temor de alguns moradores de que o lixo e todo tipo de material jogado no terreno atraiam o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com a comerciante é comum encontrar ratos e baratas na região. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) confirmou que a área recebe a retirada do entulho com frequência e lembrou que a população pode ajudar a prefeitura a fiscalizar o despejo irregular, denunciando pelo telefone 3353-8647.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim