Notícia publicada na edição de 23/09/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A
A tarifa baixou de preço ontem - Por: EMÍDIO MARQUES
Em Votorantim, a principal estratégia adotada pela Prefeitura para incentivar os munícipes e deixar o carro na garagem foi baixar o preço, neste dia 22 de setembro, das passagens do transporte coletivo. Ao invés de R$ 2,30, cobrados diariamente, o custo para se locomover com os ônibus pela cidade foi de apenas R$ 1 para os usuários do cartão comum. A medida, juntamente com as iniciativas individuais de realizar os trajetos à pé, parecem ter dado resultado. Segundo estimativa a Secretaria de Transportes, a avenida 31 de Março, um dos pontos mais movimentados da cidade, registrou o tráfego de cerca de 20% menos de veículos no período da manhã. Já os coletivos apresentaram um aumento de 15% na movimentação de usuários, com 3,4 mil a mais.
Como incentivo aos munícipes, o prefeito Carlos Augusto Pivetta também resolveu deixar o carro na garagem. Ele percorreu à pé, nas primeiras horas da manhã, os 5,5 km que separam sua casa do gabinete. "Temos que dar o exemplo. E é desta forma que percebemos a diferença de fazer uma caminhada e de se deslocar à pé, de sapato, calça e camisa. É uma situação que foge da rotina." O chefe do Executivo disse que a Prefeitura decidiu por apoiar a campanha - e tomar medidas para incentivar os munícipes e os servidores públicos a fazê-lo também - como forma de despertar a atenção da população para os problemas relacionados ao grande volume de carros pelas ruas. "O Brasil foi estruturado para ter um transporte em forma de veículos. Romper com isso é muito difícil. Mesmo que tivéssemos o transporte coletivo mais confortável e com tarifa bem menor, ainda assim ele perde para os carros, na questão do tempo de locomoção. Sabemos que a bicicleta é o meio mais rápido. E até por isso as motos, hoje muito acessíveis, estão aumentando. Mas o problema é que elas tornam o trânsito bem mais violento." (R.H.S.)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.