domingo, 2 de outubro de 2011

Cidades da região participam de encontro para controle da dengue

Jornal Cruzeiro do Sul

Consideradas vulneráveis à circulação do vírus da dengue, Sorocaba, Votorantim, Tatuí, São Roque, Salto e Porto Feliz são alguns dos municípios do Estado de São Paulo, a participar nesta segunda de um encontro "Unindo Forças Contra a Dengue", para anúncio do "Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012", que inclui medidas diferenciadas em relação ao combate realizado nos anos anteriores.

Para a reunião, que acontece na Universidade de São Paulo (USP), na Capital, foram convidadas a participar as representatividades dos municípios que estão com alto risco de dengue no Estado, segundo mapeamento realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

Em Sorocaba, no mês de junho, o total de casos confirmados de dengue já passavam dos 1.700 e, segundo os dados oficiais repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, em 2011 foram registrados no Estado 76,8 mil casos de dengue. O número é 60% inferior ao total de 2010, quando houve 189,3 mil casos da doença. Apenas uma cidade, a de Ribeirão Preto, concentra neste ano 19% do total de casos de dengue no Estado de São Paulo.

O objetivo coma reunião é mobilizar as prefeituras paulista em torno do tema, pois conforme o Sistema Único de Saúde (SUS), as ações de campo para o controle de criadouros do Aedes aegypti , transmissor da dengue, devem ser executadas pelos municípios. 

"A entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no Estado aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e óbitos. Por isso esta mobilização é fundamental para que os municípios estejam preparados tanto do ponto de vista de controle do vetor quanto na adequada assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue", afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo,Giovanni Guido Cerri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim