Iniciativa solidária surgiu durante as aulas das oficinas de Cinema, do Programa Educação em Tempo Integral
Os menores da Casa de Belém receberam ontem (11), véspera do Dia das Crianças, mais de 100 brinquedos doados por alunos de 12 escolas municipais do município, que são contempladas com as Oficinas de Cinema, do Programa Educação em Tempo Integral. A visita ocorreu por volta das 16 horas.
A ideia surgiu da necessidade de ampliar o significado do Dia das Crianças, permitindo que ele seja celebrado por crianças que, assim como todas as demais, têm o direito de serem lembradas nesta data especial.
Para o presidente da entidade, Luiz Malucho, esse tipo de iniciativa é de suma importância e, além disso, proporciona um atrativo diferente e alegre para as crianças da Casa de Belém. “Qualquer ajuda é sempre bem-vinda. Seja brinquedo ou alimento”, comenta.
A entidade atende crianças de 0 a 12 anos. Embora, segundo o presidente, haja jovens com mais idade morando na instituição. “O processo de doação é muito difícil. Não é porque a criança completou 13 anos que nós não vamos mais ajudá-la. Pelo contrário, o espaço está para acolher e proteger”, afirma Malucho.
Além de doarem os seus próprios brinquedos, os alunos dos 3º, 4º e 5º anos produziram outros, utilizando materiais recicláveis. Dessa forma, os que não podiam doar nenhum brinquedo também tiveram a chance de participar do ato de solidariedade.
“Eu me senti extremamente emocionada pela quantidade de brinquedos que recebemos dos nossos alunos, tantos que foi preciso contar com o apoio de uma caminhonete para levá-los. Inclusive, a caminhonete foi fornecida por um cidadão do próprio município que, conhecendo nossas ações, prontificou-se em nos ajudar. Isso forma uma “Corrente do Bem” que não será violada facilmente. As oficinas de Cinema, certamente, nunca mais serão as mesmas depois dessa bela experiência”, afirma Erika de Souza Bueno, coordenadora do Programa Cinema e Educação.
Dois alunos sorteados representaram as escolas e levaram os brinquedos às 17 crianças presentes na entidade. No momento da visita, além da doação dos brinquedos, os estudantes entregaram as cartinhas escritas pelos alunos, além de fazerem algumas filmagens que, depois, nas escolas, serão transformadas em história de cinema.
Educação em Tempo Integral
O Programa Educação em Tempo Integral é desenvolvido pela Secretaria de Educação de Votorantim em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada na implantação de soluções educacionais inovadoras. Os estudantes da rede municipal de ensino de Votorantim participam de oficinas de Cinema, Alfabetização e Letramento, Matemática Inteligente, Inglês, Informática Educacional, Artes Visuais (teatro e dança) e Esportes (futsal, jogos de mesa, recreação, capoeira e judô). No período da manhã, as atividades acontecem das 8h ao meio dia e, à tarde, das 13h às 17h, sempre no contraturno das aulas regulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.