Notícia publicada na edição de 14/10/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C
José Antônio Rosa
Depois de estudar com Ismael Ivo em Veneza, bailarino votorantinense vai para Nova York convidado pelo consagrado crítico de dança contemporânea Stefano Tomassini
Quem quiser conferir o trabalho de Felipe Vian, tem a oportunidade neste domingo, quando ele se apresenta e faz workshop gratuitamente em Votorantim - Por: Divulgação
Os seis meses de aprendizado dentro do "Arsenale Della Danza", coletivo comandado pelo brasileiro Ismael Ivo em Veneza, na Itália, continuam rendendo bons frutos à carreira do bailarino votorantinense Felipe Vian. Ele, que apresentou em junho no Sesc Pinheiros a coreografia "Babilônia, o Terceiro Paraíso", embarca na próxima terça-feira, dia 18, para Nova York, onde permanece por três meses. Vian foi convidado pelo crítico de dança Stefano Tomassini para participar de um projeto voltado à pesquisa de novas linguagens próprias da expressão.
Tomassini, um dos mais respeitados pensadores contemporâneos, mantém na principal cidade americana um centro onde estuda as diversas manifestações e propostas não só do movimento corporal, como da música e do teatro. Lá, promove intercâmbios de experiências e outras atividades que muito agregam ao currículo dos artistas participantes. Ele conheceu Felipe Vian quando acompanhava o trabalho desenvolvido por Ismael Ivo, em Veneza. O interesse pela técnica desenvolvida por Ivo resultou no livro "Coreographic Colisions" ("Colisões Coreográficas"), no qual discute o método aplicado pelo brasileiro.
Felipe Vian estava entre os bolsistas do Arsenale quando Tomassini colhia material para a obra e acabou escolhido para a empreitada. O bailarino compara a oportunidade de ampliar ainda mais o leque de competências nesse campo à conquista de novos espaços. "Depois da Europa, a América. Nesse meio, aprender é uma constante e, mesmo exigindo muita dedicação, esforço e trabalho, vale pelo retorno e satisfação proporcionados", comentou.
Dois dias antes de embarcar para os Estados Unidos, Felipe Vian realiza o sonho de compartilhar o que aprendeu na cidade natal: no domingo, 16, leva ao palco do auditório Francisco Beranger, o espetáculo "Toomuch, um Lugar para Estar". No mesmo espaço, pela manhã, comanda um workshop a interessados. Ambas as atividades são gratuitas.
"Toomuch...", de acordo com Felipe, é um resumo do acúmulo adquirido na passagem pela Itália. Ele usa da poesia para falar que o espetáculo reproduz sensações sobre "um lugar para estar ou perceber" e acrescenta que quer dividir aquilo que absorveu. Já o workshop está programado para acontecer entre 10h e 12h (público alvo: interessados entre 15 e 30 anos, com experiência em dança ou não). Não é necessário se inscrever previamente.
Os ingressos para a sessão podem ser retirados na bilheteria do teatro, que fica na avenida Newton Vieira de Souza, s/nº. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3353-8672. O espetáculo, assim como a oficina, é realizado com o apoio da Secretaria de Cultura local e conta com a participação da bailarina Silvana Ferreira.
O trabalho do artista pode ser conferido no endereço http://felipevian.tumblr.com.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.