Manoel Peres Sobrinho*
Há no meu íntimo um oráculo a respeito da maldade do ímpio: Aos seus olhos é inútil temer a Deus. Ele se acha tão importante, que não percebe nem rejeita o seu pecado. As palavras de sua boca são maldosas e traiçoeiras; abandonou o bom senso e não quer fazer o bem. Até na sua cama planeja maldade; nada há de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal. O teu amor, SENHOR, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens. A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões insondáveis como o grande mar. Tu, SENHOR, preservas tanto os homens quanto os animais. Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas. Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias. Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz. Estende o teu amor aos que te conhecem, a tua justiça aos que são retos de coração. Não permitas que o arrogante me pisoteie, nem que a mão do ímpio me faça recuar. Lá estão os malfeitores caídos, lançados ao chão, incapazes de levantar-se! - Salmo 36:1-12 NVI.
“Pois em ti está o manancial da vida, na tua luz vemos a luz” – Salmo 36:9.
Em nossa caminhada pela existência, muitos serão os obstáculos que teremos de transpor. Muitas as encruzilhadas que encontraremos e muitos serão os atalhos que nos serão sugeridos.
A vida é assim mesmo. Não há como mudar ou evitar isso!
E na contingência de acontecer ou não acontecer, de fazer ou não fazer, de tomar esta ou aquela decisão, aí reside todo o segredo de nosso sucesso na vida. Da maneira como agirmos, os resultados comporão o nosso futuro. Tudo o que plantamos, colhemos, diz o velho oráculo.
Em alguns momentos são sabemos como fazer, é verdade. Pouco conhecemos sobre os fatos, faltam-nos os elementos primordiais. Temos receio de errar, e, ainda mais, nos preocupamos, se com a nossa ação alguém poderá sair ferido.
O que fazer? Na dúvida não tome nenhuma decisão. Procure com urgência o socorro de Deus. Havia uma placa de advertência nas estradas de rodagem que dizia: “Na dúvida não ultrapasse”. Não vida também é assim. Ultrapassar pode ser temerário.
“Na tua luz vemos a luz”, disse o salmista.
Aquele que ama a Deus e no seu coração guarda a lei do Senhor “ele o instruirá no caminho que deve escolher”, Salmo 24:12. Haverá sempre uma luz a iluminar o seu caminho. Principalmente as mais importantes decisões. Nosso Deus não é de confusão. “É Luz na Luz”, como diz o antigo Credo Niceno.
Na instrução de Deus não há sofrimento, pois “a benção do Senhor enriquece e, com ela, ele não traz desgosto”, Provérbios 10:23.
Deus é vida e nele está o manancial da vida. Portanto, em qualquer situação a instrução é: “descansa no Senhor e espera nele”, Salmo 37:7. E qual será o resultado? “O mais ele fará.”
ORE: Oh, Deus maravilhoso! Que o meu caminho sempre esteja iluminado com a tua luz. Que as minhas decisões sejam sempre segundo as tuas santas instruções. Em nome de Jesus. Amém!
PENSE: Na luz de Deus podemos ver tudo mais claramente: tanto o caminho que devemos percorrer, como a decisão que devemos tomar. Bem como parar ou avançar.
*Querendo ler outros textos do autor, literatura em geral, teologia, espiritualidade, notícias atuais e curiosidades sobre a História de Israel, acesse: http://mpfragmentos.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.