Notícia publicada na edição de 10/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A -
O lixo da região central de Votorantim não ficará mais exposto a partir de sábado. A avenida 31 de Março e as suas ruas adjacentes serão contempladas com a implantação de 150 contêineres e 50 papeleiras para o armazenamento de resíduos sólidos. O governo municipal calcula que aproximadamente 200 mil litros de lixo serão colocados nesses recipientes todos os meses.
O projeto faz parte do programa "Eu cuido da minha cidade" e será inaugurado pelo prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), sábado, às 9h, na praça da Emancipação. Os coletores de lixo ficarão nas calçadas, a uma distância de 50 metros um do outro.
Pivetta destaca que um dos objetivos desta implantação é humanizar o trabalho do coletor. Ele lembra ainda que, em um segundo momento, a proposta é expandir os contêineres para outras vias da cidade. "Nossa meta é oferecer cada vez mais qualidade de vida a nossa população", diz.
O novo sistema de coleta de lixo envolve mecanização, com uso de contêineres, limpeza e higienização do recipiente. O resíduo pode ser colocado no contêiner a qualquer hora do dia, com orientação de ser acondicionado em sacos fechados. A iniciativa também diminuirá a poluição visual e o entupimento de galerias fluviais.
A auxiliar de produção Tatiane Cristina Castilho, 27 anos, aprova a iniciativa da Prefeitura. "Vai mudar o visual da cidade", diz. A dona de casa Roseli da Costa Oliveira, 46, costuma colocar o saco de lixo na grade de sua residência. "Agora ficará mais higiênico", relata. Já a auxiliar de cozinha Selma Mendes, 38, acredita que diminuirá a quantidade de lixo jogado pela rua. "Sem contar a eliminação do mau cheiro", comenta.
As medidas dos contêineres são de 1,34 metro de altura por 1,38 de largura e profundidade de 1,11, com capacidade volumétrica de mil litros. Nesta primeira fase, esses dispositivos serão implantados na avenida 31 de Março, trecho compreendido desde a rotatória existente nas proximidades das avenidas Moacir Oseias Guite e Ireno da Silva Venâncio, entorno da Praça de Eventos "Lecy de Campos" até o acesso 103 da SP-79. Nas transversais como a rua Miguel Dias e Segundo Lopes Carmona, Antonio Festa, Albertina Nascimento, Eduardo Prado, Monte Alegre, Paula Ney, João Walter, Antonio Walter, avenida Celso Miguel dos Santos, rua Tarcísio Nascimento e Terminal Urbano João Souto; Acácio Miller, Almeida Júnior, Francisco Paula Santos, Antonio Bertoni e Izaltino Dias. (G.B.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.