domingo, 13 de novembro de 2011

CINEFEST VOTORANTIM - Público poderá ver curtas sentado na margem do rio Sorocaba

 Notícia publicada na edição de 13/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno C -

 - Por: PEDRO NEGRÃO

O rio Sorocaba servirá hoje de palco para as exibições da Mostra Ambiental do CineFest Votorantim, a partir das 20h, no trecho do rio que corta a cidade vizinha, em frente à praça de eventos "Lecy de Campos". Em caso de chuva, o evento será transferido para o Aquário Cultura, com entrada gratuita. A Mostra Competitiva Ambiental integra a programação oficial do 8º CineFest Votorantim que tem início na terça-feira, dia 15, às 19h, no Auditório Municipal "Francisco Beranger" e segue até o dia 20 com exibições de curtas e longas além de shows com o grupo Funk Como Le Gusta (dia 18) e Tom Zé (dia 19). O evento, que está em sua oitava edição, é realizado pela Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura do município e co-realização do Sesc Sorocaba.

Com uma infraestrutura montada pelo Sesc Sorocaba, que instalará um supertelão de led na margem do rio, o público se acomodará ali mesmo para acompanhar a exibição de seis curtas que concorrem ao prêmio de Melhor Vídeo Ambiental. Além dessas exibições haverá também palestras com temática ambiental. Já estão confirmadas as presenças do secretário de meio ambiente de Votorantim, Elzo Savella, e da secretária de meio ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, que farão abordagens sobre a importância dos rios na cidade.
Durante a Mostra Competitiva Ambiental serão exibidos os seguintes curtas: "Fátima", de Jeferson Hamagushi (CE), "O Homem Planta", de Pedro Severian e William Paiva (PE), "Caminhos do Bife", de Evandro Messias da Silva (SP), "Involução", de Marcelo Tannure (MG), "Flores da Serra", de Ilson Jr. (RJ) e "Caos", de Fábio Baldo (SP).
Pela primeira vez no evento, um júri diferenciado da Mostra Competitiva Nacional irá escolher o melhor curta ambiental. O júri será composto por integrantes do Núcleo Audiovisual de Votorantim, formado por Adriano Bertanha, Ana Laura Zamorel, Angela Domingues, Josie Espírito Santo, Mariana Mendes, Marcelo Hessel, Silvia Pastel, Tatiana Maria e Thiago Consiglio.
As exibições do 8º CineFest tiveram início na segunda-feira passada, dia 7, com a Mostra Paralela, de caráter itinerante. Uma lona com capacidade para 500 pessoas foi montada em três bairros de Votorantim - Jardim São Matheus, Parque São João e Green Valley -, onde foram realizadas sessões à tarde voltada para crianças e alunos da rede municipal, e à noite ao público em geral. A exibição contou com curtas infantis, produções feitas pelos alunos participantes das oficinas de cinema realizadas nas escolas municipais de período integral, além de apresentações circenses.
Interessados que fizerem inscrição com antecedência para acompanhar o CineFest receberão um certificado de participação. Para isso, é necessário enviar um e-mail com nome completo e contato para o seguinte endereço eletrônico cinefestvotorantim@gmail.com. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site oficial www.cinefestvotorantim.com.br.

Feliz com as novidades

O idealizador e curador do CineFest Votorantim, Marcelo Domingues, está feliz com as novidades deste ano: a sessão no rio Sorocaba, as mostras paralelas que foram para três bairros e puderam ser exibidas em lona de circo, e ainda os shows do grupo Funk Como Le Gusta e Tom Zé. Conforme ele, a parceria da prefeitura de Votorantim com o Sesc deu um peso ainda maior ao evento. "E tem ainda outra novidade, que será o lançamento de carimbo e selo oficial dos Correios com a arte do CineFest, em uma cerimônia na terça-feira na abertura do evento. Isso mostra a importância do festival", ressalta Marcelo.
Ainda de acordo com o curador, o nível da mostra competitiva deste ano está fora de série. "O festival cresceu muito. Tem curtas que são incríveis mesmo. Na área da animação, por exemplo, tem filmes com várias técnicas, desde stop motion a 3D. Tem muita coisa legal e os curtas de ficção também estão ótimos", elogia.
Este ano, o festival recebeu mais de 500 inscrições. "A impressão que eu tenho é que todos os melhores filmes produzidos nos dois últimos anos no Brasil vieram parar na nossa mão, para a felicidade do público. Isso aconteceu porque o festival vai ficando cada vez mais conhecido e os realizadores estão lembrando dele", diz.
Marcelo Domingues faz questão de destacar também o aumento da participação dos curtas regionais. "Este ano superou a expectativa. É possível perceber que tem muito mais pessoas na região fazendo cinema. Tenho enorme orgulho disso pois muitos são feitos para apresentar no CineFest, para serem avaliados".
Para esta edição do evento foram inscritos mais de 30 curtas regionais, que também participam de mostra competitiva e concorrem ao prêmio de R$ 1.500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim