terça-feira, 22 de novembro de 2011

Coletivo O¹² transforma pedreira abandonada em palco de dança

Folha de Votorantim
Texto: Matheus Casagrande

Foto: Larissa Ferreira

O Coletivo O¹² é bastante conhecido por seu engajamento na área de economia criativa. Uma das características desta vertente é a iniciativa de dar uma nova utilidade a todas as coisas.
É partir deste olhar que os artistas votorantinenses apresentam uma nova proposta com potencial para marcar a história recente do município e também dar uma nova inspiração a respeito do que tem sido feito na área da dança contemporânea no Brasil e nas artes de forma geral.
Em uma programação cultural de dois dias (dias 24 e 26 de novembro) que envolve apresentações artísticas, debates e workshops, "Dança na Pedreira" é o projeto que dará vida a um local abandonado no Jardim Icatu - uma cratera formada por uma antiga empresa de extração de calcário. Por conta de o lugar ter sido uma pedreira há vários anos, o que restou é uma natureza degradada, onde a única utilidade encontrada é o depósito criminoso de lixo e entulho.
"A economia criativa tem também essa característica de pegar um lugar e dar uso para ele", explica Thiago Alixandre, um dos membros do O¹². Quando a ideia veio - daquele jeito esquisito que as ideias vêm - havia uma série de razões para isso. Numa análise fria, contam mesmo os últimos quatro anos que os jovens estão refletindo em torno de temas como a própria economia criativa, além da sustentabilidade e autonomia. Mas tem também o olhar de artista, a inspiração, a vontade e a necessidade de sair do comum.
O "Dança na Pedreira" tem realização do Sesc Sorocaba, que levará palco, som, luz e toda estrutura necessária. A melhoria imediata que a ação vai proporcionar é a revitalização do local, já que a prefeitura está cuidando do espaço especialmente para a programação. Mas os votorantinenses sonham ainda mais. Eles acreditam que esta ação artística e cultural será o primeiro passo para uma mudança de pensamento. "O projeto tem como intuito chamar a atenção do poder público e privado para esse local e mostrar o potencial de um possível pólo criativo e artístico da cidade", dizem os bailarinos.
A programação cultural entre as pedras contará com espetáculos de dança, workshop para atores e bailarinos, palestra com crítica de dança da UFBA (Universidade Federal da Bahia), lançamento de livro e concerto musical. Acontecerá ainda dentro da programação o primeiro simpósio de economia criativa da cidade de Votorantim, com a conferencista Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções e consultora da ONU (Organização das Nações Unidas).
Na noite do dia 24 será apresentado o espetáculo do Coletivo O¹² "Quando se desprendem as partes" que foi contemplado duas vezes pelo Ministério da Cultura através do prêmio federal Funarte de Dança Klauss Vianna.
O projeto Dança na Pedreira conta também com parceria da Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim, Sesi Votorantim e da empresa Auto-Ônibus São João. O Coletivo O¹² é formado por Thiago Alixandre, Douglas Pereira, Guilherme Santos, Preta Ribeiro, Tati Almeida, Vera Almeida, Rafael Bricoli e Lidi Domingues.

Serviço

Dia 24/11
9h - Lecture Demonstration – Jogo interativo para plateias
14h30 - Workshop "Corpo Autônomo"
20h - Espetáculo "Quando se desprendem as partes"
21h30 - Conversa pública - Dança em reflexão e lançamento do livro "Corpocidade", de Fabiana Dultra Britto

Dia 26/11
16h - Simpósio de Economia Criativa com Ana Carla Fonseca e mediação de Thiago Alixandre
18h - Concerto de violão clássico com Adriano Costa e convidado

Inscrições para o workshop devem ser feitas pelo e-mail workshop@coletivoo12.com.br ou na unidade do Sesc Sorocaba. Acesso à pedreira desativada pela rua Humberto Della Pache, s/n,  Jardim Icatu (ao lado da bica d'água). Toda a programação é gratuita. Mais informações: www.odoze.blogspot.com / www.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim