quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cooperativa "cobre" 45% do município

Notícia publicada na edição de 10/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A -

Aproximadamente 100 toneladas de resíduos são coletadas mensalmente pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Votorantim (Coopervot). O recolhimento dos plásticos, papeis, vidros e metais dos imóveis residenciais e comerciais é feito por 46 funcionários em 45% do município - mais especificamente nas áreas periféricas da cidade.

A Coopervot funciona em um galpão cedido pela Prefeitura de Votorantim, situado na avenida Jasiel Azeredo Ribeiro, Vila Garcia. Os trabalhadores fazem a coleta dos materiais com a ajuda de dois caminhões, a triagem, depois prensam os resíduos e os revendem.
O valor arrecadado pelo quilo de papelão reciclado é de 20 centavos. O mesmo material, mas colorido, tem o valor diminuído para 5 centavos. O papel branco é mais caro e comercializado a 35 centavos. Já a garrafa pet é vendida por R$ 1,30 o quilo.
O coordenador da Coopervot, Edson Locatelli, espera que a entidade inicie neste ano a coleta de óleo de cozinha. O projeto será feito em conjunto com a Prefeitura de Votorantim e a Secretaria Municipal de Cidadania.
A ação tem por objetivo auxiliar os moradores a realizar o despejo de maneira correta do produto. Para isso, basta separar o óleo utilizado em uma garrafa pet e entregar ao cooperado, que passa pelos bairros de acordo com o cronograma da coleta. O serviço será feito com uma motocicleta.
De acordo com dados da cooperativa, aproximadamente 2 mil litros de óleo são coletados por mês e utilizados na produção de tinta, sabão ou biodiesel. O produto, em contato com o meio ambiente, pode causar danos à natureza. Um litro pode contaminar até 1 milhão de litros de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim