Por mês, aproximadamente dois mil litros de óleos são coletados
A Cooperativa de Recicláveis de Votorantim (Coopervot) está realizando o serviço de coleta de óleo de cozinha dentro do programa "Coleta Seletiva", em parceria com a Prefeitura de Votorantim, que abrange vários bairros da cidade.
De acordo com o coordenador da cooperativa, Edson Locatelli, a ação tem por objetivo auxiliar os moradores a realizar o despejo de maneira correta do produto. Para isso, basta separar o óleo utilizado em garrafa pet e entregar ao cooperado, que passa pelos bairros de acordo o cronograma da coleta. No caso das empresas interessadas na coleta, é preciso contatar a cooperativa para solicitar o serviço. "Para as empresas, fornecemos um tambor com suporte para 50 litros de óleo", explica Locatelli, que diz que os próprios cooperados fazem a retirada do material.
De acordo com dados da cooperativa, aproximadamente dois mil litros de óleo são coletados por mês e utilizados na produção de tinta, sabão ou biodiesel.
O óleo no meio ambiente – Segundo a Coopervot, o produto pode causar vários danos à natureza. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Se misturado com o lixo, o produto pode atrair ratos, moscas, baratas e outros tipos de bichos nocivos à saúde. Quando jogado na rede de esgoto, entope canos e aumenta em 45% os custos de manutenção da rede pública.
Mais informações sobre como realizar a coleta de óleo na sua residência ou conferir se o seu bairro já participa da Coleta Seletiva através do telefone (15) 3353-8635.
Crédito das fotos: Arquivo/Coopervot
http://coopervot-votorantim.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.