Diário de Sorocaba
O leite materno é um produto inimitável e a mais importante alimentação do bebê até os dois anos de idade. O momento da amamentação é especial, pois aumenta o vínculo entre mãe e filho, mas e as mães que não conseguem amamentar? Nessa hora a solidariedade é que salva vidas, através das doadoras de leite materno. Em Sorocaba, o Banco de Leite Humano, que funciona no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), já beneficiou 11.100 recém-nascidos por meio do leite doado por mães da cidade e da região.
Desde 1986 esse total de bebês foi amamentado com uma média de 22 mil litros de leite doados por mães que produziram muito leite e decidiram ajudar, como gesto de solidariedade, aquelas que não tiveram como oferecer o alimento. Por sua composição de nutrientes, o leite humano é considerado alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável do bebê durante os dois primeiros anos de vida. É de fácil e rápida digestão, pois é completamente assimilado pelo organismo infantil.
Atualmente, o banco de leite conta com a doação de 21 mães de Sorocaba e Votorantim. Em janeiro passado, conforme matéria divulgada pelo DIÁRIO, eram 18 doadoras. São mães saudáveis que, através de avaliação de profissional capacitado do banco de leite humano, tem comprovado o excesso de leite, mesmo após ter amamentado seu bebê. Quando a mulher decide ser doadora, ela faz um cadastro e é informada pelo profissional que a visitou sobre o dia fixo de semana que será feita a recolha do leite.
Esse procedimento ocorre nas zonas oeste, leste, norte e sul da cidade, e também em Votorantim. Desta forma, a doadora sempre saberá que a equipe passará naquela determinada manhã a fim de se programar. A equipe também liga na tarde anterior para confirmar a recolha e, caso haja algum imprevisto, a doadora avisa e a equipe passa em outro dia e horário previamente combinados.
A doação de leite humano é importante para salvar vidas e também para contribuir com a saúde da mulher, já que a mulher não deve deixar a mama muito cheia de leite (ingurgitadas) porque, quando parado dentro da mama, ele pode “empedrar”. Sempre que a mulher perceber os seios pesados, doloridos ou com nódulos endurecidos, é necessário fazer massagem e retirar o leite, evitando a dor e o desconforto que o ingurgitamento costuma provocar.
Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3332-9100, ramal 9.380, manifestando o desejo de ser uma doadora de leite sem custo algum. Será, então, agendada uma visita domiciliar para que a futura doadora receba todas as instruções necessárias para a ordenha e armazenamento corretos. Todo leite humano doado passa por um processo de pasteurização e é submetido a controles de qualidade antes da distribuição aos bebês que dele necessitam.
RECIPIENTES PARA O LEITE – O banco de leite de Sorocaba utiliza vidros com tampas de plástico para armazenar o leite. Isso também é possível graças às doações. A população pode colaborar doando os recipientes nos volumes de 50 a 500ml ligando para o mesmo telefone, 3332-9100, das 7 às 19 horas, que a equipe responsável pelo serviço busca em domicílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.