Notícia publicada na edição de 23/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 10 do caderno A
Telma Silvério
O guincheiro João Costa da Silva, 57 anos, e sua esposa, a auxiliar de cozinha Maria Aparecida dos Santos, 56, do Parque Esmeralda, chegaram ao posto do Poupatempo pelo menos uma hora antes da inauguração para tirar as segundas vias do RG e Carteira Profissional. Para o casal o atendimento foi rápido e retirar documentos agora ficou mais ágil. "Venho buscar dia 24 (amanhã) o RG", disse o guincheiro. Silva foi um dos cidadãos a comemorar a entrega do posto com a procura por serviços. "Atendimento rápido e eficiente", afirmou o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante a cerimônia de entrega da unidade. Foram 438 atendimentos até as 16h de ontem.
A vigilante Michele Aparecida da Silva, 33, do Sorocaba Park, também considerou rápido o atendimento. Ela veio em busca de um encaminhamento para emprego. "Espero que os empresários deem preferência para o Poupatempo. Assim a gente pode ver as vagas aqui", sugere. Os herdeiros da área de quase 2,5 mil metros quadrados ocupada pelo posto também acompanharam a inauguração. O terreno que pertenceu a Manoel Francisco da Rosa sediava uma fábrica de beneficiamento de arroz, revela a filha do antigo dono, Cecília Hadad. "É maravilhoso. É o progresso", comentou.
Atendimento integrado
A 30.ª unidade Poupatempo tem capacidade para 5 mil atendimentos por dia e 110 mil/mês. Com 161 funcionários (servidores públicos e terceirizados), o posto deve beneficiar em torno de 1,2 milhão de moradores de Sorocaba e de mais nove cidades vizinhas (Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Sarapuí e Votorantim). Sua implantação total (construção e gestão) custou R$ 32,5 milhões. O valor é desembolsado pelo Estado em 60 parcelas (cinco anos) e engloba o investimento para a instalação e custeio total da manutenção do posto ao longo desse período.
Para agilizar a edificação e operação do Poupatempo local foram feitas licitações separadas, revela o diretor da área de Serviços ao Cidadão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Gilmar da Silva Gimenes. Ele afirma que a ideia foi aprovada, sendo o posto de Sorocaba o único a ter processos para as obras e gestão, que definiu o Consórcio Poupatempo (duas empresas são responsáveis). Gimenes também esclarece que para a concepção do posto foram feitos estudos e, diferente do que se acredita, o posto local não é o menor em tamanho e deve atender a demanda.
Gimenes informa que o tempo médio para a construção e funcionamento de um posto do Poupatempo leva de 16 a 18 meses. O prefeito Vitor Lippi (PSDB) explicou que a demora na concretização da unidade no município ocorreu devido à dificuldade na localização de uma área ideal na região central, depois as desapropriações, documentações e indenizações. Lippi acrescenta que a área no Poupatempo, destinada à Prefeitura, deve começar a oferecer nos próximos dias os mesmos serviços das Casas do Cidadão. Os servidores que farão os atendimentos estão em fase de treinamento. "Teremos uma Casa do Cidadão integrada."
Serviços e programa
No Poupatempo são oferecidos mais de 50 serviços presenciais e outros dois mil eletrônicos, prestados por oito órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Correios, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil. O posto ainda conta com diversos mecanismos que estão modernizando e otimizando mais os serviços do programa.
O Sintonia, por exemplo, é um sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2.ª via do RG, do licenciamento de veículo e da emissão da CNH, por meio de cartão de débito.
A unidade Poupatempo Sorocaba atende na rua Leopoldo Machado, 525 (ao lado do Terminal São Paulo), de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. Informações sobre os serviços podem ser obtidas no Disque-Poupatempo 0800-772-3633, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h. Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br
A vigilante Michele Aparecida da Silva, 33, do Sorocaba Park, também considerou rápido o atendimento. Ela veio em busca de um encaminhamento para emprego. "Espero que os empresários deem preferência para o Poupatempo. Assim a gente pode ver as vagas aqui", sugere. Os herdeiros da área de quase 2,5 mil metros quadrados ocupada pelo posto também acompanharam a inauguração. O terreno que pertenceu a Manoel Francisco da Rosa sediava uma fábrica de beneficiamento de arroz, revela a filha do antigo dono, Cecília Hadad. "É maravilhoso. É o progresso", comentou.
Atendimento integrado
A 30.ª unidade Poupatempo tem capacidade para 5 mil atendimentos por dia e 110 mil/mês. Com 161 funcionários (servidores públicos e terceirizados), o posto deve beneficiar em torno de 1,2 milhão de moradores de Sorocaba e de mais nove cidades vizinhas (Alumínio, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Sarapuí e Votorantim). Sua implantação total (construção e gestão) custou R$ 32,5 milhões. O valor é desembolsado pelo Estado em 60 parcelas (cinco anos) e engloba o investimento para a instalação e custeio total da manutenção do posto ao longo desse período.
Para agilizar a edificação e operação do Poupatempo local foram feitas licitações separadas, revela o diretor da área de Serviços ao Cidadão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Gilmar da Silva Gimenes. Ele afirma que a ideia foi aprovada, sendo o posto de Sorocaba o único a ter processos para as obras e gestão, que definiu o Consórcio Poupatempo (duas empresas são responsáveis). Gimenes também esclarece que para a concepção do posto foram feitos estudos e, diferente do que se acredita, o posto local não é o menor em tamanho e deve atender a demanda.
Gimenes informa que o tempo médio para a construção e funcionamento de um posto do Poupatempo leva de 16 a 18 meses. O prefeito Vitor Lippi (PSDB) explicou que a demora na concretização da unidade no município ocorreu devido à dificuldade na localização de uma área ideal na região central, depois as desapropriações, documentações e indenizações. Lippi acrescenta que a área no Poupatempo, destinada à Prefeitura, deve começar a oferecer nos próximos dias os mesmos serviços das Casas do Cidadão. Os servidores que farão os atendimentos estão em fase de treinamento. "Teremos uma Casa do Cidadão integrada."
Serviços e programa
No Poupatempo são oferecidos mais de 50 serviços presenciais e outros dois mil eletrônicos, prestados por oito órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Correios, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil. O posto ainda conta com diversos mecanismos que estão modernizando e otimizando mais os serviços do programa.
O Sintonia, por exemplo, é um sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2.ª via do RG, do licenciamento de veículo e da emissão da CNH, por meio de cartão de débito.
A unidade Poupatempo Sorocaba atende na rua Leopoldo Machado, 525 (ao lado do Terminal São Paulo), de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. Informações sobre os serviços podem ser obtidas no Disque-Poupatempo 0800-772-3633, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h. Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.