Mayara Cruz e Luciana Lopez
Foto: Jorge Silva
Foto: Jorge Silva
Jornalistas que atuam na TV Votorantim Canal 10 foram premiadas no 11° Prêmio Jornalístico ASI/SCHAEFFLER GROUP de Direitos Humanos entregue na noite da última sexta-feira, 04/11, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Sorocaba.
Instituído em 2001 pela Associação Sorocabana de Imprensa, o prêmio foi inspirado no Prêmio Jornalístico "Vladimir Herzog" – de Anistia e Direitos Humanos, criado para homenagear o jornalista morto nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. O objetivo é premiar os melhores trabalhos nas áreas de jornalismo impresso e eletrônico, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e reportagem cinematográfica. As reportagens inscritas abordam a promoção dos direitos humanos e sociais.
Com apenas dois anos de existência, a TV Votorantim, "subiu no pódio" na categoria Telejornalismo e recebeu o troféu "Álvaro Zalla". A repórter do canal 10, Mayara Cruz, conquistou o segundo lugar e ficou ladeada por profissionais da TV TEM, afiliada da Rede Globo, que conquistaram o primeiro e o terceiro lugar. "Além de representar Votorantim, ainda fui a única mulher ganhadora nessa categoria", disse Mayara.
Vale ressaltar que muitos outros profissionais se inscreverem, das mais diversas emissoras, inclusive da própria TV TEM.
A reportagem de Mayara Cruz retratou a realidade dos moradores de rua de Votorantim. Trouxe relatos de alguns deles, e mostrou quais são os projetos desenvolvidos pelo poder público nesse segmento.
Werinton Kermes, presidente da TV Votorantim, presenciou o evento e não conteve a emoção. "Somos de um canal comunitário, recém-nascido, com muita limitações se compararmos com as grandes emissoras, e mesmo assim, atingimos um grau de profissionalismo e competência nivelado à uma emissora afiliada à Rede Globo, que nós sabemos que possui uma estrutura infinitamente maior que a nossa. Essa é prova que nos esforçamos para oferecer qualidade aos nossos telespectadores", disse Kermes.
A jornalista Luciana Lopez, da Associação Cultura Votorantim, conquistou o primeiro lugar na categoria "Radiojornalismo", troféu "Ulderico Amêndola", com uma reportagem veiculada através de uma parceria com a Rádio Jovem Pan.
Além de sua atuação na rádio, Luciana também apresenta o programa "Debate dos Fatos" da TV Votorantim e mantém o Blog Notícias Votorantim.
A matéria de rádio vencedora, produzida por Luciana, destacou o trabalho desenvolvido na cidade de Votorantim para retirar e zerar o número de pessoas que se sustentavam através da coleta de materiais no antigo lixão da cidade. Hoje existe na cidade a Coopervot, que atua com a coleta de materiais recicláveis, previamente separados pelos moradores, exercendo assim, um trabalho importante para a cidade e servindo de exemplo para outros munícipios. Na reportagem, a jornalista entrevista alguns dos cooperados e também o ambientalista Edson Locatelli, personagem importante e articulador para acabar com o trabalho no lixão.
"Percebemos que, infelizmente, o tema Direitos Humanos nem sempre gera notícias positivas, mas no caso da reportagem vencedora, foi diferente, pois a matéria destaca um aspecto positivo que aconteceu em nossa cidade. Dedico este prêmio a toda nossa comunidade, responsável por esta conquista", comemorou Luciana.
O concurso é patrocinado pela empresa SCHAEFFLER GROUP. Este ano, a novidade foi a instituição da Categoria Estudante, que premiou os melhores trabalhos veiculados nas mídias das universidades com curso de Jornalismo em Sorocaba. Na categoria, que recebeu o título de Troféu "Paulo Fleury", as vencedoras foram Gabrielle Mota e Marília Barbosa; ambas da Esamc.
Segue a lista completa dos vencedores: Categoria Jornalismo Impresso ou Eletrônico – Troféu "Vitor Cioffi de Luca": 1º lugar Estela Casagrande, 2º lugar Simone Sanches e 3º lugar Regina Helena Santos, todas do Jornal Cruzeiro do Sul. Fotojornalismo – Troféu "Álvaro Zalla": 1º lugar Erick Pinheiro, do Jornal Cruzeiro do Sul, 2º lugar Marianna Barreto do Portal Ipanema e 3º lugar Assis Cavalcante, do jornal Bom Dia. Telejornalismo – Troféu "Marcos César": 1º lugar Honório Jacometto, da TV Tem, 2º lugar Mayara Cruz, da TV Votorantim e 3º lugar Thiago Ariosi, também da TV Tem. Reportagem Cinematográfica – Troféu "Freitas Júnior": 1º lugar Ebert Leme, 2º lugar Cosmo Avelino e 3º lugar Marcos Pinguim, todos da TV Tem. Radiojornalismo – Troféu "Ulderico Amêndola": 1º lugar Luciana Lopez, da Rádio Jovem Pan, 2º lugar Adriana Fratini , da Rádio Band FM e em 3º Neide Barbosa também da Rádio Jovem Pan. O Prêmio Especial – "Tim Lopes" foi entregue para Honório Jacometto, da TV Tem, que realizou uma reportagem que contava a história de um casal de homossexuais de Angatuba que adotou cinco crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.