Diário de Sorocaba
O estimado padre Paulo Roberto Gonzales, vigário da Paróquia de São João Batista e da Imaculada Conceição, da cidade de Votorantim, estará celebrando nesta quarta-feira, dia 23, seu Jubileu de Prata Sacerdotal, com missa solene de ação de graças celebrada às 19h30 na Igreja Matriz, situada logo à entrada da cidade.
Nascido em Sorocaba a 10 de maio de 1957, filho de Cláudio e Julieta Ferreira Gonzales, o padre Paulo Roberto Gonzales foi ordenado sacerdote da Igreja pela imposição das mãos episcopais de dom José Lambert, então bispo diocesano e depois primeiro arcebispo metropolitano de Sorocaba, no dia 23 de novembro de 1986, festa litúrgica de Cristo Rei, em cerimônia realizada no Ginásio Municipal de Esportes. Criança e adolescente, morava no largo do Líder. Estudou em várias escolas, como o Sesi, a Escola Estadual "Dr. Júlio Prestes de Albuquerque", o "Estadão", e a OSE (Organização Sorocabana de Ensino). Chegou a cursar a então Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas, da Fundação Dom Aguirre, porém quando chegou ao escritório de Contabilidade sentiu o chamado e resolveu dar uma resposta ao apelo de Deus.
Iniciou ele sua formação filosófica no Seminário "São Carlos Borromeu" e concluiu no Seminário Maior de Aparecida, juntamente com a Universidade Salesiana. Fez Teologia em Ribeirão Preto e concluiu em São Paulo. Foi ordenado diácono em Araçoiaba da Serra no dia 7 de março de 1986, festa litúrgica de Santas Felicidade e Perpétua. Logo que foi ordenado sacerdote 25 anos atrás, assumiu como titular a Paróquia de São Francisco de Assis, de Vila Assis (1986-1987), em Sorocaba, e como vigário paroquial concomitantemente em Votorantim. Entre os anos 1988 e 2001, foi chanceler do (Arce)Bispado. Em 1989, assumiu pela primeira vez as funções de pároco da Comunidade de São João Batista e da Imaculada Conceição, de Votorantim, função que novamente passou a desempenhar a partir de março de 1999. Em 1992, quando iniciou seu estudo de Mestrado em Direito Canônico, na cidade do Rio de Janeiro, foi transferido para Sorocaba, primeiramente para a Paróquia de São Lucas, do bairro do Vergueiro, e em 1997 para a Paróquia de São José do Cerrado. Posteriormente concluiu, por outro lado, o seu Doutorado em Direito Canônico, em Buenos Aires (Argentina).
Em dezembro de 2002, dentro das comemorações do Jubileu de Diamante da Paróquia de São João Batista e da Imaculada Conceição, de Votorantim, lançou o CD "Pertenço a Ti", diante do incentivo dos paroquianos e amigos que pediam para que gravasse algumas músicas litúrgicas e de louvor; em 2006, veio um segundo: "Te Adoramos". Foi ainda, entre janeiro de 1999 e fevereiro de 2007, orientador espiritual do Movimento de Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese.
DIA-A-DIA A SERVIÇO DO REINO - Jubilando e feliz nesta passagem de seu 25º aniversário de ordenação sacerdotal, sobre o seu dia-a-dia o padre Paulo conta que, com a missão a ele confiada por Jesus, vai dividindo o seu tempo entre a Paróquia, o Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano e o Instituto Superior de Teologia "João Paulo II", onde também leciona, com a apresentação do programa "Madrugada de Bênção", da TV Século 21, toda primeira sexta-feira de cada mês, da 23h45 às 2 horas, e semanalmente às quintas-feiras, das 21h30 às 22h30, "Ecclesia", com comentários oportunos sobre o Novo Catecismo da Igreja Católica, ambos ao vivo. "Tudo isso para ajudar o povo de Deus a descobrir a sua vocação de povo escolhido, capacitado, pronto para assumir os desafios da História", como salienta o sacerdote.
Sobre os 25 anos de ministério presbiterial, completados amanhã, padre Paulo emenda: "Sou feliz como sacerdote, como pastor, como presbítero e como padre. Em nome de Jesus Cristo e pelo Seu mandato, procuro ser sacerdote para santificar, pastor para ensinar, padre para governar e presbítero para viver em comunhão com o Arcebispo e os demais sacerdotes. E, nesta data gratificante, deixo os meus sinceros agradecimentos a todos e peço perdão pelas minhas falhas e orações para continuar entusiasmado pela causa do Reino".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.