quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Quatro realidades transformadas através do tênis de mesa

Quatros vidas transformadas através do esporte em Votorantim. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, mantém o Centro de Treinamento de Tênis de Mesa, que em um ambiente familiar reúne mais de 100 participantes com idades entre 10 e 87 anos. E é neste local de prática esportiva que Wellington Soares, 13 anos; Djalma Soares, 16 anos; Carlos Henrique Ferreira, 29 anos e Wilson Vicente, 62 anos aprenderam a valorizar as amizades e o convívio social.

 

De desorganizado para um garoto disciplinado e concentrado. Wellington é morador do Parque Bela Vista e há seis meses freqüenta os treinos. "O bom mesa-tenista precisa ter o movimento certo e eu trouxe isso para o meu dia-a-dia, como nas aulas de matemática, que também exigem concentração e raciocínio para resolver os problemas. O resultado é que estou bem na escola e minha mãe está feliz". O jovem de 13 anos já participou de quatro competições e foi vice-campeão da Liga do Interior em Itatiba.

 

Outra residência que tem espaço reservado para a coleção de medalhas e troféus é a de Djalma Soares, que com apenas 16 anos conquistou além de prêmios e amadurecimento como cidadão. "Antes passava a maior parte do dia na rua. Comecei treinando por brincadeira e hoje considero isso o meu trabalho. Hoje me dedico para aperfeiçoar minha técnica e já estou ajudando outros participantes durante o treino. Isso já me ajuda a ganhar um dinheirinho para ajudar minha família". Djalma é tri-campeão das Olimpíadas Escolares e foi eleito o melhor do ano na Liga da Integração das cidades do Interior entre atletas de 29 municípios paulistas.

 

Entre os jovens que passaram pelo Centro de Treinamento, alguns permanecem até hoje. Carlos Henrique é um deles, que completa 16 anos como mesa-tenista. "Acompanhei a evolução da equipe e de muitos atletas. Sou um dos mais velhos na atividade e gosto de ser referência para os mais novos. Tento mostrar a eles que o esporte contribui para a vida social e o rendimento na escola. Trabalho com outra atividade, mas não deixo de participar representar Votorantim nas competições".

 

E quem pensa que tênis de mesa é coisa de gente jovem está enganado. Wilson Vicente é o exemplo que a prática esportiva só traz benefícios. Há sete anos competindo, o senhor de 62 anos já coleciona mais de 18 troféus e 38 medalhas. "Sempre disputo o Jori. O esporte me ajudou a melhorar a saúde. Emagreci mais de 30 quilos e hoje já não tomo tantos remédios. Tenho mais disposição e quero doença bem longe de mim". Nesta semana o atleta está disputando a fase Estadual do Jori em São José dos Campos.

 

Para o governo municipal investir no esporte é voltar a atenção para todas as idades. O objetivo é garantir que, principalmente, crianças e adolescentes não fiquem nas ruas e que os pais tenham a segurança de que os filhos estão em um ambiente saudável. Ao mesmo tempo a Prefeitura acredita que a prática esportiva contribui para o equilíbrio do corpo e da mente em qualquer faixa etária.

 

O Centro Municipal de Treinamento está situado na rua Sorocaba, 809, na Vila Dominguinho e permanece ao longo do ano com inscrições abertas. Mais informações pelo telefone (15) 3353-8674.

 

Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim