O CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) é o órgão mantido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (SESA), que disponibiliza tratamento completo aos pacientes portadores de doenças mentais como depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, transtornos psíquicos entre outros.
Lá, os pacientes realizam diversas atividades entre pintura, artesanato, esculturas em argila, coral e outros projetos. A Secretaria de Saúde ressalta que o CAPS, diferente das unidades de saúde e hospitais psiquiátricos, tem o objetivo de levar aos atendidos um sentimento de conforto e oferecer um ambiente familiar para que eles tenham segurança em realizar o tratamento.
Para que o trabalho seja realizado durante toda a semana, o CAPS conta com psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, equipe de enfermagem, atendente, serviços gerais, além de estagiários que acompanham o prontuário de cada atendido. A gerente do local, e também psicóloga, Sílvia Cristina de Oliveira, explica que a medicação é controlada e de acordo com o quadro clínico do paciente, os remédios são disponibilizados somente diariamente, protegendo-os do auto-risco.
O tratamento é paliativo, ou seja, não se diagnostica com exames médicos, como Sílvia explica, "O tratamento é também terapêutico. Hoje a sociedade não acredita na doença mental e acaba excluindo estas pessoas do convívio comum, o que é um grande erro.". Atualmente, 150 pessoas são atendidas pelo centro, que além do amparo profissional, oferece um local para descanso, higiene pessoal e alimento (café da manhã e almoço) aos atendidos.
O CAPS está localizado na rua Alfredo Pops, n° 51, Parque Bela Vista. Outras informações pelo telefone (15) 3343-4127.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.