sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Emoção marca homenagem aos Vanguardeiros de Votorantim

 

A Banda da Sociedade Musical e Cultural tocando a frente do antigo Clube Atlético de Votorantim (CAV) recepcionava os responsáveis pela emancipação do Município há 48 anos. Na entrada do salão todos receberam a réplica das carteirinhas expedidas à época e na seqüência receberam um kit com uma camisa do "SIM", revista e um selo comemorativo. Havia ainda um painel com as bandeiras do movimento o que remetia a viagem ao passado ainda recente na memória de muitos ali presentes.

Aos poucos foram chegando os vanguardeiros, o mais velho a comparecer ao evento foi Rivadavio Pereira da Silva, 99 anos. Compareceram a homenagem mais de 200, deles, além de familiares para as homenagens póstumas, entre elas, Sheila Gianolla, filha do ex-gerente da fábrica de tecidos da Votorantim e um dos líderes do Movimento, Mathias Gianolla.

Outro momento marcante do evento foi quando o aposentado, vanguardeiro e ex-integrante da bandinha Ary Pires Martins, fez uma capela do hino dos Vanguardeiros e do Baião da Independência, cantado num grande coro pelas mais de 600 pessoas presentes no local. 

O Prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta juntamente com o coordenador do projeto, o jornalista César Silva fez questão de recepcionar todos os vanguardeiros que compareceram na homenagem.

Silva, que durante os últimos meses promoveu todo o cadastro dos vanguardeiros, além de fazer o levantamento histórico agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância deste momento para a cidade. "Obrigado pela acolhida em seus lares e por contar essa rica história que descobrimos a cada conversa", disse.

"Este projeto é o fortalecimento da memória histórica de nossa cidade", disse o prefeito Pivetta lembrando que esse projeto se deu início no ano de 2009 com o propósito da reconstrução do Centro Histórico, depois com homenagem aos mineradores, resgatando a estátua do minerador implantada junto ao monumento da vocação cimenteira e em março deste ano com a homenagem póstuma aos familiares de vice-prefeito, ex-prefeitos e vereadores do município.

Ainda durante o evento que contou com a participação de secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio Alves e demais vereadores e representantes de entidades do município, ocorreu o lançamento, juntamente com representantes da Agência dos Correios do selo comemorativo.

O objetivo do projeto é justamente dar continuidade ao fortalecimento da memória da cidade. Os vanguardeiros representam um numeroso grupo de pessoas que encamparam esse propósito, se organizaram em incontáveis reuniões e se articularam visando garantir a emancipação. Foram realizados comícios, passeatas, entre outras mobilizações populares. O apoio das fábricas da S.A. Votorantim foi decisivo para garantir o sucesso dessa ação de grande relevância popular. Silva destaca ainda que desde setembro, foram cadastrados 246 vanguardeiros, sendo 80 em memória póstuma.

O próximo gesto concreto do projeto é apresentar todos os vanguardeiros em desfile comemorativo ao aniversário da cidade, no próximo dia 08, ao lado da praça de eventos.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim