Manoel Peres Sobrinho
"A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco" – Mateus 1:23 NVI.
Na Palestina antiga os nomes colocados nas crianças tinham mais que uma função social, familiar ou de identificação individual. Tinha a ver com o caráter e seu papel na família e, também, seu desempenho diante de Deus. Na história da vida do Oriente Antigo, muitos personagens bíblicos tiveram seus nomes trocados, porque algo de muita importância ocorreu, motivando essa mudança: Abrão mudou para Abraão; Sara sua mulher, antes se chamava Sarai; Jacó para Israel e outros.
Com Jesus não poderia ser diferente. Entre os Seus muitos nomes, o Senhor seria chamado também de "Emmanuel". Esta palavra é a justaposição de dois vocábulos hebraicos: "emmanu" que significa "conosco" e "El" que quer dizer "Deus". Isto porque o nascimento de Jesus traz consigo o término de um ciclo da ação de Deus na História dos homens e todo o cumprimento das profecias antigas, que não era outra coisa, senão, a de Deus visitar o Seu povo e nele e com ele e por ele realizar seus milagres e portentos. Assim, a expressão "Deus conosco" traz consigo a idéia de uma salvação completa, absoluta e radical.
"Deus conosco" é Deus vindo para ficar pra sempre. Em Seu ministério Jesus deixou isso claro ao dizer: todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei – João 6:37. Essa informação é confortável, pois nada nos separará do amor de Cristo, como Paulo nos lembrará muito bem em suas cartas.
"Deus conosco" é Deus para a família toda. A informação dos Evangelhos é que a bênção não estava restrita só a alguns de uma família, mas para toda a família. Em Atos dos Apóstolos os homens de Deus não só experimentaram isso, mas também pregaram essa verdade doutrinária: Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar – Atos 2:39 NVI.
"Deus conosco" é Deus realizando maravilhas através do Seu povo. Uma das mais intrigantes e inquietantes passagens que desafiam a nossa crença na ação de Deus na história dos homens está no finalzinho do Evangelho de Marcos, quando o Senhor Jesus, declaradamente encarrega o Seu povo da missão da pregação do Evangelho e também lhe confere poder para realizar maravilhas no meio do povo pagão. O Senhor Jesus diz: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer a for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados" Marcos 16:15-18 NVI.
"Deus conosco" é finalmente a certeza de que a santidade da Igreja triunfará sobre o pecado do mundo e sobre as hostes infernais existentes. Jesus declara isso em resposta àquela intrigante questão feita aos apóstolos: Quem vocês dizem que seu sou? Mateus 16:15 NVI. À resposta de Pedro ser Jesus o Cristo Filho do Deus vivo, o Senhor complementa: E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la – Mateus 16:18 NVI.
Em toda e qualquer batalha, o "Deus conosco" levará a Sua igreja de triunfo em triunfo, até que Ele volte para resgatá-la definitivamente. Aleluia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.