A disputa do bronze foi contra o Grêmio Operário, de Londrina. A equipe de Votorantim foi melhor em campo e venceu o jogo pelo placar de 3 a 0, com gols de Matheus Bezerra, Vítor e Maurício.
O elenco de Votorantim foi o único representante do estado de São Paulo na fase final da Copa Coca-Cola. O time precisou vencer as etapas municipal e estadual para carimbar o passaporte ao Rio de Janeiro. Essa competição reuniu atletas entre 13 e 15 anos de idade e foi disputada em 27 cidades, distribuídas nas cinco regiões do país.
O atacante Matheus Bezerra, 14, teve a oportunidade de pisar pela primeira vez no Rio de Janeiro. Ele e os demais integrantes do elenco foram até o Cristo Redentor e puderam contemplar do alto a vista da cidade. "O que cansou foi subir os 250 degraus para chegar até lá", brinca.
Já o volante Vinícius dos Santos Rodrigues, 14, conhecia a região. Ele fez um teste nas categorias de base do Fluminense, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, e não foi aprovado.
A comissão técnica e os jogadores da ADS Votorantim chegaram na sexta-feira no Rio de Janeiro. A viagem foi feita em um ônibus e durou aproximadamente oito horas. O grupo ficou hospedado em uma pousada próxima à praia de Copacabana, mas o contato dos atletas com a água do mar foi liberada somente após o término da competição. "Antes foi só concentração e foco no campeonato", diz o treinador Luizinho Costa.
A caravana rumo ao Rio não parou por aí. Outro ônibus também desembarcou na Cidade Maravilhosa com 50 pessoas, entre parentes e amigos dos jogadores. O aposentado Carlos Roberto Oliveira, 42, pai do atacante Vítor, encarou a viagem para observar de perto o desempenho do filho. "Valeu muito a pena", comenta.
O mecânico José Carlos de Souza, 43, foi ao Rio acompanhado pela esposa e filha. O trio viu de perto o lateral-esquerdo Carlos atuar no gramado pertencente ao ex-jogador Zico. E, claro, os três integrantes da família não perderam a oportunidade de caminhar pela praia de Copacabana. "O jeito é aproveitar", comenta Souza.
Ídolos em campo
A Copa Coca-Cola de Futebol foi voltada para a garotada, mas quem chamou a atenção foram os grandalhões. As finais foram acompanhadas pelo maior jogador da história do Flamengo, Zico, e pela jogadora Marta -- eleita três vezes a melhor do mundo -- além do ex-árbitro Carlos Eugênio Simon -- com participação em três Copas do Mundo.
Zico, inclusive, disputou um jogo de exibição ao lado de ex-atletas profissionais. O time contou com Sorato, Beto, Válber e Athirson, entre outros ex-jogadores.
O repórter Giuliano Bonamim viajou ao Rio de Janeiro a convite da organização da Copa Coca-Cola










