Fernando Guimarães
Em Sorocaba, houve flagrantes de tráfico e roubo, além da prisão de um procurado
Helicópteros Águia deram apoio às ações policiais de ontem - Por: Erick Pinheiro
Uma megaoperação desencadeada pelo Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) envolveu toda a corporação da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária, a Polícia Ambiental e dois helicópteros Águia -- o da base de Sorocaba e o outro da base de Bauru. A ação foi realizada em 47 municípios dos 79 sob jurisdição do CPI-7, tendo como principal foco o tráfico de entorpecentes, roubos e furtos de veículos. Comandada pelo capitão Menezes, a megaoperação iniciou-se às 14h30 e terminou às 22h30 de ontem. Operações de fiscalização em bares, hotéis, lanchonetes e em outros estabelecimentos comerciais e, ainda, operações bloqueio e de saturação (como o cumprimento de mandados de prisão) em diversos bairros de Sorocaba e das demais cidades foram feitas em diversos pontos.
Às 18h30 de ontem, o primeiro-tenente Haro, chefe do departamento de relações públicas do CPI-7, divulgou uma parcial da megaoperação, devendo divulgar os resultados completos na próxima segunda-feira. Em Sorocaba, a megaoperação fez um flagrante por tráfico de entorpecentes e um flagrante de roubo a comércio, e uma pessoa que estava procurada pela Justiça foi capturada. Na área dos 47 municípios, a megaoperação registrou um tráfico de entorpecentes em Itu, um flagrante de roubo a comércio em Votorantim e uma tentativa de furto a comércio em São Roque. Além disso, mais quatro pessoas procuradas pela Justiça foram capturadas. "Esses são os dados até o momento, novas operações estão começando", informou o oficial.
O apoio dos dois helicópteros também foi encerrado às 18h, mas, caso fosse necessária novamente a ação das aeronaves, os policiais seriam acionados. O tenente Haro explicou que a megaoperação não foi feita nos 79 municípios porque cada batalhão fez um levantamento estratégico e concluiu que não haveria a necessidade de realizá-la em algumas cidades.
Mobilização geral
A megaoperação mobilizou os sete batalhões subordinados ao CPI-7, que ficam sediados em Avaré, Botucatu, Itapetininga, Itapeva, Itu, Sorocaba e Votorantim. Apesar dessa ação, os trabalhos preventivos e ostensivos das viaturas do patrulhamento de rotina foram mantidos, servindo de apoio à megaoperação. Da mesma forma, o Canil, a Força Tática e a Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas) também foram empregados. As motocicletas do Resgate do Corpo de Bombeiros também estiveram presentes nos bloqueios, com o objetivo de orientar motoristas e motociclistas sobre a importância do uso do cinto de segurança, do capacete, da cadeirinha para crianças, os riscos de dirigir sob o efeito de álcool e a indispensável postura dos condutores de respeitar a sinalização e não abusar da velocidade.
Uma força a mais
O comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de Sorocaba, major Wagner Tardelli, que pilota o helicóptero modelo Esquilo, destacou que a ação das aeronaves na megaoperação consistiria no apoio às viaturas de solo nas áreas de levantamento estratégico e acompanhamento das operações bloqueio e de saturação. Voando a uma altura variável de 80 a 130 metros do solo, a ação do helicóptero, segundo o oficial, é infalível.
"Dificilmente, em uma perseguição, por exemplo, o condutor de um carro vai conseguir escapar do helicóptero", diz e explica: "Lá embaixo, para a pessoa que está em fuga, a velocidade atrapalha, pois ele tem de passar por vias que, em muitos casos, ele não conhece e sempre mantendo o estresse da velocidade e de não colidir. Enquanto a gente, aqui em cima, acompanha a fuga de maneira tranquila, orientando e passando as coordenadas aos policiais em terra, até indicarmos um ponto por onde o fugitivo vai passar e, aí, é feito um bloqueio para detê-lo". Há dez bases de radiopatrulha aérea no interior paulista, além de uma base na Capital. "Isso ajudou em muito nas operações realizadas pela Polícia Militar, tornando o apoio mais ágil", acentua.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.