quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Criminalidade em Votorantim - Homicídios, furtos e roubos cresceram no ano passado

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz




Delegado Marinho: números estáveis para cidade como Votorantim
Foto: Marcos Ferreira

Votorantim registrou crescimento nos casos de homicídio, furtos, roubos e roubos de veículos de janeiro a novembro de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior. É o que aponta estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo em seu site (www.ssp.sp.gov.br).
Pelos números da Pasta, foram registrados em Votorantim no ano passado 8 homicídios, contra 6 de 2010. Os números de furto saltaram de 900 para 937 e os de roubo (assalto) subiram de 215 para 236. Os roubos de veículos quase dobraram: 12 em 2010 e 23 no ano passado.
Os furtos de veículos foram os únicos a registrarem queda na comparação entre um ano e outro: 63 no ano passado contra 131 em 2010. O que chama ainda a atenção nas estatísticas da SSP é o longo período sem um único registro sequer de homicídio no ano passado. Nenhum crime desta natureza ocorreu de abril a dezembro de 2011 no município. Os assassinatos aconteceram em janeiro (1 caso), fevereiro (5 ) e março (2).

Os números
Além dos 8 homicídios, 937 furtos, 236 roubos, 63 furtos de veículos e 23 roubos de veículos, a SSP registrou em Votorantim, de janeiro a novembro de 2011, 8 homicídios culposos (acidentes), 15 tentativas de homicídio, 326 casos de lesões corporais dolosas, 467 vítimas de lesões corporais dolosas (acidentes), 1 latrocínio (assalto seguido de morte), 35 estupros e 63 casos de tráfico de entorpecentes.
De acordo com o delegado titular de Votorantim, Carlos Augusto Marinho Martins, as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública mostram que os crimes na cidade seguem estáveis. “Para um município que cresce a cada ano, assim como o número de habitantes, o aumento foi dentro da normalidade”, comentou Marinho.
Marinho aponta a diminuição do furto de veículo em 2011, comparando com o ano anterior. “A frota de veículo em Votorantim aumentou entre 2010 e 2011. Mesmo assim, conseguimos colocar lá embaixo o número de furto”, argumentou.
Com a chegada da Guarda Municipal, prevista para o mês que vem, o delegado de Votorantim comenta que o índice pode se manter, ou quem sabe, diminuir. “A expectativa é que caia bastante”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim