Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz
A remoção de 46 presas da Cadeia Pública Feminina de Votorantim tem início na manhã de hoje. Nesta semana 26 presas irão para o Centro de Detenção Provisória Feminino no município de Franco da Rocha, a 112 quilômetros de distância de Votorantim. O restante irá para a Penitenciária Feminina de Campinas, a 90 quilômetros de Votorantim.
A medida acata a decisão da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) que determina desafogar o número total de mulheres ocupando o espaço.
A primeira notificação do caso determinava que as detentas fossem transferidas até 22 de novembro, prazo máximo. Por decisão do TJ-SP, foi prorrogado para mais dois meses. Quando chegou 22 de janeiro, a juíza Karla Peregrino Sotilo, da 2ª Vara Distrital de Votorantim, deu mais alguns dias para minimizar o problema de sua superlotação, alegando que semana passada houve feriado em São Paulo.
Na primeira solicitação do pedido de transferência, o delegado titular de Votorantim, Carlos Augusto Marinho Martins, disse que o objetivo era ter de 72 a 82 detentas. Pelo número que vai sair nos próximos dias, a Cadeia Feminina ficará com 99 presas.
Segundo o delegado Marinho, as detentas serão transferidas gradualmente, sendo que nesta semana 26 irão para Franco da Rocha. Na outra semana, entre os dias 6 e 7, mais 20 irão para Campinas. Ou seja, na unidade da cidade ficarão 99 detentas. Até ontem, a unidade tinha 145, sendo que em julho de 2011, o espaço contava com 202 presas, em um prédio que possui oito celas e tem capacidade para 48 detentas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.