Notícia publicada na edição de 25/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 009 do caderno A
A Defesa Civil de Sorocaba pediu sábado à Votorantim Energia a redução da vazão de água na represa de Itupararanga. A intenção era diminuir o impacto da chuva, que atingiu a cidade no fim de semana. A assessoria de imprensa da empresa informou que o pedido foi prontamente atendido. A empresa preferiu não divulgar quanto foi a vazão antes, durante e depois da chuva. Mesmo com essa medida, o rio Sorocaba transbordou e a água alagou parte da avenida Dom Aguirre.
A Usina de Itupararanga contribui para evitar enchentes ao regular a vazão do rio Sorocaba. O barragem libera, no máximo, 30 metros cúbicos por segundo de água - independente da vazão na represa. Segundo dados da Votorantim Energia, o paredão de concreto chega a amortecer 90% das cheias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula que, em pouco mais de cinco horas, choveu em Sorocaba e Votorantim o equivalente ao que choveria normalmente em sete dias durante o mês de janeiro. O órgão informou ainda que do início da noite de sábado até o começo da madrugada de domingo foram 57,6 milímetros de chuva. Durante janeiro, a região costuma registrar uma média de 200 a 250 milímetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.